Rica Saude

Balão intragástrico de silicone

balão intragástricoO balão intragástrico de silicone foi desenvolvido por Fred C. Gaun  em 1986 e é uma terapêutica endoscópica e não uma cirurgia.
O balão intragástrico é utilizado de uma forma temporária (6 meses) para perda de peso em doentes que tenham pelo menos um excesso de peso superior a 40% do peso ideal e que não perderam peso com um programa médico devidamente orientado para esse fim.
O balão intragástrico tem como função provocar uma sensação de plenitude gástrica, diminuindo o consumo de alimentos, facilitando assim o aprender de uma nova dieta e alterar comportamentos alimentares antigos e erróneos, substituindo-os por novos e mais racionais esquemas de alimentação. Porque as pessoas respondem de maneira diferente, o volume com que se preenche o balão pode ser ajustado para permitir uma melhor perda de peso.
As desvantagens que pode trazer este tipo de tratamento são os vómitos por vezes contínuos que podem obrigar à sua remoção . Outra das complicações ainda que mais rara é a possibilidade de o balão perfurar e esvaziar podendo provocar oclusão intestinal. Para se dar conta deste problema o balão é preenchido com soro fisiológico tingido com azul de metileno. Se o balão perfurar, o paciente nota uma alteração da cor da urina que fica esverdeada, devendo assim recorrer imediatamente ao seu médico.
Exit mobile version