Seja como for, o cultivo de oliveiras é feito há imensos séculos em Portugal, pelo que são bem conhecidos de quase todos os benefícios do azeite.
Existem diferentes tipos de azeite/óleos que dependem do fruto (azeitona, coco, girassol, palma), bem como do modo de extracção ou fabrico.
O azeite mais recomendado pelos nutricionistas e com maior aumento na sua procura é o azeite extra virgem (especialmente biológico) que é obtido através da prensagem a frio. Este azeite é obtido de forma completamente natural com um procedimento mecânico de trituração e prensagem da azeitona, obtendo-se um azeite com todas as suas propriedades e sem necessidade de ser refinado.
Calcula-se que apenas uma colher de azeite extra virgem por dia fornece-nos 60 calorias sem colesterol, previne as doenças cardiovasculares, tem antioxidantes e uma parte da dose recomendada de vitamina E.
Mas estas são apenas algumas das imensas virtudes do chamado ouro líquido.
Outros excelentes benefícios do azeite para a saúde
O azeite tem na sua composição antioxidantes de alto valor nutricional que são conhecidos como polifenóis que ajudam a proteger o coração. Estes polifenóis reduzem a acção dos radicais livres e impedem as plaquetas de aderirem às artérias, para além de terem um efeito anti-inflamatório.
Cada colher de azeite tem 7 gramas de gordura, das quais a maioria é insaturada, o que transforma o azeite numa excelente fonte de “boas gorduras”.
Muitas pessoas preocupam-se com facto do azeite poder fazê-las ganhar peso e reduzem o seu consumo na sua dieta diária. Mas isso já não é necessário porque existe um “azeite acalórico”, composto em nove décimas por azeite. Este tipo de azeite tem uma décima parte das calorias de qualquer outro azeite, mas deve ser consumido cru. Do ponto de vista médico, recomenda-se o seu uso em quantidades moderadas e não todos os dias, mas pode solucionar algum aspecto da dieta em pessoas obesas.
Outras propriedades que se destacam no azeite são:
- Melhora a função digestiva.
- Reduz a prisão de ventre graças ao seu suave efeito laxante.
- Melhora a absorção intestinal dos nutrientes.
- Contribui para uma correcta mineralização dos ossos.
- Aumenta a longevidade ao reduzir as mortes por doenças cardiovasculares e cancro.
- Nivela o colesterol no sangue e diminui a incidência de complicações em pacientes com diabetes.