Auto-Exame da Mama

Auto-Exame da Mama

Auto-Exame da MamaUm auto-exame da mama é uma triagem técnica que as mulheres podem fazer em casa para verificar se existem nódulos mamários. Um auto-exame pode ajudar as mulheres encontrarem tumores, cistos (quistos), ou outras anormalidades nas mamas.
Uma vez pensado para ser uma boa triagem para o cancro (câncer) da mama, um auto-exame é agora considerado ser menos eficaz do que outras técnicas, tais como mamografias regulares. Isto levou alguns cientistas julgarem o auto-exame opcional.
No entanto, o auto-exame ajuda a mulher a familiarizar-se com a forma, tamanho e textura das suas mamas. Isto é importante porque pode ajudar a determinar se o que a mulher está a sentir é normal ou anormal. Toda vez que a mulher sente uma anormalidade nas mamas, deve informar o seu médico.

Tabela de Conteúdos

Como deve a mulher preparar-se para uma auto-exame da mama

O melhor momento para fazer um auto-exame, será poucos dias após o fim do ciclo menstrual. Como as alterações hormonais podem afectar o tamanho e a sensação das mamas, o melhor é realizar o exame quando as mamas estão no seu estado normal.
As mulheres que não menstruam devem escolher um dia certo para realizar o exame, como o primeiro de cada mês.

Como realizar um auto-exame da mama

1. Começar por estar em topless na frente de um espelho com as mãos nas ancas. Inspeccionar visualmente as mamas para o seguinte:
  • Mudanças no tamanho, forma ou simetria
  • Ondulações
  • Mamilos invertidos
  • Enrrugamentos
  • Saliências assimétricas
Verificar esses sinais com as mãos, em seguida, com os braços sobre a cabeça e, novamente, levantar uma mama de cada vez.
2. Usando os dedos, inspeccionar as mamas enquanto deitada e novamente no chuveiro. A água e sabão no chuveiro irão permitir os dedos deslizarem facilmente sobre a pele.
3. Usar uma pressão variada e com calma, massagear os dedos sobre as mamas num padrão espiral começando no mamilo. Fazer este caminho até o topo da mama, perto da clavícula, para o centro da mama, e para os lados perto das axilas. Fazer isso colocando um braço sobre a cabeça enquanto massageia a mama com a outra mão.
4. Por último, apertar delicadamente os mamilos para verificar se existe algum problema.

Os riscos de um auto-exame da mama

Embora não haja um risco médico envolvido num auto-exame, este pode causar ansiedade. Encontrar um nódulo na mama pode ser alarmante, mas cerca de 80% a 90% de nódulos da mama não são cancerosos. Normalmente são causados por outras condições benignas, como displasia mamária.
O autoexame da mama também têm sido associado a um aumento desnecessário de biópsias da mama, procedimentos estes que envolvem a remoção cirúrgica de tecido da mama. Porque a maioria das anomalias no tecido mamário não são cancerosos, os procedimentos cirúrgicos extras colocam as mulheres em risco de complicações raras, tais como a hemorragia e infeção.

Depois de um auto-exame da mama

Se a mulher encontrar um nódulo ou anormalidade, não deve entrar em pânico. Deve-se lembrar que a grande maioria das anormalidades da mama são benignas (não-cancerosas).
Além do cancro, os nódulos mamários podem ser causados por:
  • Adenofibroma: um tumor benigno do tecido mamário
  • Doença fibrocística da mama: dolorosos seios encaroçados causados por alterações hormonais
  • Papiloma intraductal: um tumor pequeno, benigno dos dutos de leite
  • Necrose gordurosa da mama: nódulos formados tecido machucado, morto, ou tecido adiposo ferido
No entanto, isso não significa que se deve ignorar um nódulo ou anormalidade. É importante ter uma consulta com o médico para que as mamas sejam examinadas por um profissional.
Como sempre, aconselhamos a consulta junto de um médico para despistar quaisquer eventuais problemas. Não brinque com a sua saúde.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.