Asma infantil

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

asma infantilO que é a asma infantil, como reconhecer os sintomas da asma, o que origina a doença e o que fazer em caso de ataque? Vamos hoje falar sobre a asma infantil em ricasaude.com.

A asma é uma doença inflamatória crónica das vias aéreas que provoca episódios recorrentes de pieira, dificuldade respiratória (dispneia), opressão torácica e tosse. É uma das doenças crónicas mais frequentes nas crianças.

 

Causas das crises asmáticas

Uma pergunta importante feita normalmente pelos pais é sobre as causas da doença ou o que é que desencadeia as crises asmáticas. Aqui ficam as causas mais comuns.

Em primeiro lugar, o pêlo ou caspa dos animais domésticos e em segundo lugar o ácido acetilsalicílico, mais conhecido como aspirina.

Por ordem decrescente: as mudanças de tempo, os químicos presentes no ar, o pó, bolores, pólen, fumo de tabaco, etc.

Os resfriados e as emoções fortes também podem originar ataques de asma.

 

Sintomas

Os sintomas mais comuns da doença são a dificuldade respiratória, sensação de falta de ar, arfar, dificuldade para exalar, respiração mais rápida do que o normal.

Na asma infantil os sintomas mais habituais são o cansaço, irritabilidade, o peito apertado, um som sibilante ao respirar, tosse durante a noite, olheiras, etc.

 

Como identificar um ataque de asma nas crianças?

No preciso momento em que acontece um ataque de asma passa-se o seguinte: os músculos que rodeiam as vias aéreas tornam-se rígidos e o revestimento das vias aéreas incha reduzindo a quantidade de ar que passa por elas.

A asma infantil é uma importante causa nas hospitalizações e no absentismo escolar. A asma e as alergias costumam andar de “mãos dadas”, sendo estas ultimas um indício importante de alarme em relação à asma infantil.

 

Como actuar nas emergências

Os sintomas indicadores de que estamos perante uma emergência são: coloração azulada dos lábios e da cara, pulso rápido, sudação e diminuição do nível de consciência (sonolência ou confusão).

No caso da criança se encontrar a enfrentar um episódio de asma, recorra imediatamente a ajuda médica, uma vez que pode haver necessidade de ser hospitalizado e de ter que ser administrado oxigénio e medicamentos através da via intravenosa.

 

Prevenção

Lamentavelmente não existe nenhum método para prevenir os ataques de asma. A melhor forma de reduzir as causas é evitando o fumo dos cigarros e seguir o plano para enfrentar a asma que o médico deverá ter delineado.

 

Exames

Para se poder comprovar a presença de asma na criança, o médico especialista irá fazer uma série de estudos e exames para comprovar ou rectificar o diagnóstico inicial.

Para isso, o médico irá usar como ferramenta o espirómetro. O espirómetro é um aparelho utilizado para avaliar se os pulmões funcionam bem, determinando a quantidade de ar que conseguem suportar e quão rapidamente o conseguem expirar. Se as vias respiratórias estão estreitadas ou bloqueadas devido à asma, os valores de fluxo máximo caem.

 

Outros exames relacionados que se podem solicitar são:

  • Exames sobre o funcionamento dos pulmões
  • Exames sobre as alergias
  • Radiografia ao tórax

Contagem de eosinófilos (é um tipo de glóbulo branco)

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...