As resoluções de ano novo para 2014

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

corridaCom mais um ano a iniciar são muitas as resoluções para este ano de 2014. No que diz respeito à saúde, há algumas recomendações mais ou menos realistas para se conseguir um estado óptimo de saúde e de bem-estar para enfrentar os desafios deste ano. Entre essas premissas podemos destacar por exemplo: começar (ou manter) uma dieta saudável e comer de forma equilibrada, praticar exercício regularmente, dormir o necessário e controlar o stress.

Com um mínimo de disciplina e alguma organização é possível incorporar facilmente estas recomendações na rotina diária. É importante comer a quantidade correcta de alimentos, na proporção adequada dos principais grupos e com continuidade. Os alimentos devem ser distribuídos por 4 ou 5 refeições diárias, deve-se consumir diariamente frutas e verduras, moderar o consumo de carnes vermelhas e reduzir os açúcares, o álcool e o sal.

É importante incorporar no dia-a-dia actividades tão simples como caminhar, subir escadas, fazer limpezas, dançar, andar de bicicleta, nadar, correr, etc. Todas estas actividades queimam calorias, ajudam a manter a massa muscular, diminuem a pressão arterial, aumentam os níveis relativos de colesterol «bom» HDL, ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue, melhoram o estado de ânimo e reforçam o sistema imunitário.

Em relação à qualidade do sono, não se trata apenas de dormir. É preciso não só dormir o número suficiente de horas, como também esse sono deve ser de qualidade, ou seja, deve ser um sono reparador e que permita restaurar o organismo para enfrentar o dia seguinte.

Para além do cuidado de alguns aspectos físicos, é também necessário manter uma boa saúde mental, já que ajuda a enfrentar positivamente o dia-a-dia e, em particular, as situações mais stressantes, cada vez mais frequentes no contexto social actual. É recomendável ainda a exteriorização de sentimentos, pedir ajuda quando for necessário e aceitar-se a si próprio.

Para terminar, há também que destacar a necessidade de ir pelo menos uma vez por ano ao médico, manter a higiene pessoal, uma actividade sexual regular, deixar de fumar e adoptar determinados cuidados adicionais ou testar terapias alternativas, tudo isto para ter uma vida mais saudável e começar o ano de 2014 da melhor forma.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...