Como todos já devem saber, a hidratação adequada é essencial antes, durante e após a prática de exercício físico. Parece um assunto já batido, mas ainda é possível observar muitas pessoas que não seguem essa regra, seja em razão da correria do treinamento ou pelo facto de se esquecerem.
Infelizmente, a desidratação severa pode ter consequências graves, como paragem cardíaca ou acidente vascular cerebral.
Em média, perdemos cerca de um litro de fluidos para cada hora de exercício. E não perdemos somente água, mas também eletrólitos, tais como potássio, magnésio, e principalmente sódio.
A compensação da perda de líquidos é essencial para prevenir a desidratação. A regra geral deve-se beber 200-300ml de líquido para cada 15 minutos de exercício.
No caso da reidratação pós-treino, listamos algumas bebidas que, além de repor o líquido perdido, beneficiam o seu organismo de muitas formas. Confira!
Tabela de Conteúdos
Sumo de cereja
Os antioxidantes presentes nas cerejas aliviam o inchaço pós-treino e a inflamação nas articulações.
Sumos naturais
Evite o xarope de milho rico em frutose encontrado em alguns sumos concentrados, opte pelo sumo natural, que mantém a fibra, vitaminas, minerais e eletrólitos que estão presentes em frutas e legumes.
Chá
Os antioxidantes que estão naturalmente presentes nos chás ajudam a desintoxicar seu corpo e acelerar o metabolismo.
Leite com chocolate
Tem a quantidade certa de proteínas e carboidratos para recuperar os músculos.
Água de coco
A água de coco é uma maneira refrescante de repor os eletrólitos perdidos e reidratar o corpo.
Sumo de banana com laranja
Depois de um treino intenso, uma mistura saborosa de bananas com laranjas e água pode repor minerais e vitaminas, bem como fornecer os açúcares naturais que o organismo necessita.
O que evitar?
Evite bebidas que contenham cafeína. A cafeína é um diurético que pode contribui para a desidratação pós-treino.