A doença de Crohn é um tipo de doença inflamatória intestinal que pode afectar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até ao ânus. Os sintomas geralmente incluem dores abdominais, diarreia (que pode conter sangue no caso de inflamações graves), febre e perda de peso. Podem também ocorrer complicações fora do aparelho digestivo, entre as quais anemia, exantema, artrite, inflamação do olho e fadiga. O exantema pode ser provocado por infecções, por pioderma gangrenoso ou por eritema nodoso. Também é comum a ocorrência de obstrução intestinal e as pessoas com a doença apresentam maior risco de cancro colorretal.
O aparelho digestivo nas pessoas que têm Doença de Crohn ainda funciona da forma normal para empurrar a comida ao longo do sistema digestivo. No entanto, os intestinos irritam-se e incham.
Esta inflamação costuma ocorrer ao longo do tracto digestivo, com “zonas de salto” de tecido são pelo meio. Isto é diferente da colite ulcerosa (que é outro tipo de doença inflamatória intestinal) em que a inflamação costuma ser continua. Ao invés de outro tipo de inflamação é curável (conhecida como inflamação aguda), a colite ulcerosa e a inflamação da doença de Crohn causam inflamação crónica ou que dura muito tempo e é recorrente.
A inflamação da doença de Crohn também é diferente da observada na colite ulcerosa na medida em que é produzida em toda a espessura do intestino afectado. Com a colite ulcerosa, a inflamação acontece apenas no revestimento interno do intestino. Devido à doença de Crohn que afecta todo o intestino, certas complicações são mais comuns. Estas incluem:
- Fístulas, que são como feridas
- As obstruções intestinais, que são secções estreitas do intestino que bloqueiam a passagem de alimentos.
Qual a origem da doença de Crohn?
A doença de Crohn pode desenvolver-se em qualquer parte do tracto digestivo, desde o interior da boca por todo o caminho até ao ânus. Mas, normalmente é mais frequente próximo do final do intestino delgado e/ou no cólon.
Com efeito, quase metade dos casos da doença de Crohn afecta o intestino delgado e o grosso ao mesmo tempo. Cerca de 20 % dos casos encontra-se no cólon (intestino grosso) apenas. Cerca de um terço afecta o íleon apenas. As lesões próximas do ânus acontecem em aproximadamente um quarto a um terço dos casos com doença de Crohn, mas raramente são o único sitio onde se manifesta a doença de Crohn.
Quando apenas é afectado o final do intestino delgado, é chamado por “ileíte”. Quando o intestino delgado e o cólon estão envolvidos designa-se por “ileocolite”. E quando apenas o cólon está envolvido, designa-se por “colite de Crohn” ou “doença de Crohn do cólon”.