Rica Saude

Anti-Inflamatórios Naturais Que Tem de Conhecer

Anti-InflamatóriosA inflamação é um processo natural que tem o objectivo de nos proteger. Mas por vezes este processo fica descontrolado e é necessário equilibrá-lo. Laboratorialmente pode ter noção da sua situação clínica. Tenha bem presente a diferença entre inflamação aguda e crónica (ou silenciosa).
A inflamação crónica potencia a degradação da saúde e o aparecimento gradual de patologias e por isso, se sabe que precisa de controlar a inflamação vai gostar de conhecer fitoterapia que pode ajudar. A medicação anti-inflamatória apresenta uma série de efeitos secundários que podem ser evitados se recorrer a opções naturais.

Harpagophytum ou unha-do-diabo

A raiz e tubérculos desta planta rastejante apresentam efeitos anti-inflamatórios. Diminuem mediadores inflamatórios como a COX 2, TNF-alfa e Interleucina-6, função que também é levada a cabo por medicamentos anti-inflamatórios.
Os seus efeitos mais notórios são a nível articular, principalmente em casos de osteoartrite. Estudos científicos revelam redução da dor, consequente da redução de inflamação.

Boswellia Serrata

As substâncias ativas da Boswellia Serrata designam-se ácidos boswelicos.
Estas substâncias com efeito anti-inflamatório permitem que os benefícios sejam sentidos em casos de doença crónica como colite ulcerosa, doença de Crohn, artrite reumatóide, asma, osteoartrite.
O efeito é semelhante aos anti-inflamatórios não esteróides, mas de forma natural sem os efeitos secundários deste tipo de medicação.

Curcuma

A curcuma tem utilidade anti-inflamatória quer como especiaria quer como suplemento. É o conteúdo de curcumina que lhe confere características especiais.
A curcumina influencia as vias da inflamação e existem inúmeros estudos que demonstram diminuição da inflamação e consequente benefício, em casos de Alzheimer, osteoartrite, artrite reumatóide, inflamação de vias respiratórias, diabetes. Poderá ter um papel importante também na prevenção da inflamação e não só na inflamação já distribuída.

Mexilhão verde da Nova Zelândia

O mexilhão verde da Nova Zelândia é um molusco com características medicinais especiais que está disponível na forma de pó e cápsulas.
O mecanismo de acção parece ser a inativação da via da lipoxigenase que leva à formação de leucotrienos que estão envolvidos no processo inflamatório.
É usado na diminuição de inflamação em casos de osteoartrite, artrite reumatóide e asma.

Condroitina e glucosamina

A suplementação com condroitina e glucosamina reforça a cartilagem e líquido sinovial, previne a sua degradação e estimula o seu metabolismo.
Acabam também por ter efeito anti-inflamatório. Por exemplo a glucosamina já demonstrou ter efeito anti-inflamatório semelhante a medicamentos, sendo até mais benéfica ou viabilizando a diminuição da dose de medicação anti-inflamatória.
Tenha também cuidado com a sua alimentação, durma bem, controle o seu peso e relaxe.
Exit mobile version