Rica Saude

Ansiedade

AnsiedadeÉ normal sentir-nos ansiosos de vez em quando. Certos acontecimentos e experiências podem causar ansiedade. Muito comum é preocupar-nos com o futuro se vamos conseguir uma promoção, se vamos criar os nossos filhos corretamente, se vamos conseguir o empréstimo do banco para começar um próprio negócio, etc.
No entanto, se esses sentimentos de preocupação, inquietação, nervosismo acontecem numa base aparentemente regular, e são trazidos pelo stress diário, pode ser parte das pessoas com um transtorno de ansiedade.
Enquanto algumas pessoas têm a capacidade de calmamente navegar através das piores tempestades da vida, os outros reagem ao stress com episódios de ansiedade. A ansiedade pode ser difícil de descrever. Podemo-nos sentir no meio de um edifício em ruínas com nada e apenas com um guarda-chuva para nos proteger.
A ansiedade muitas vezes manifesta-se como uma apreensão sobre a vida diária, incluindo finanças, responsabilidades de trabalho, a saúde de entes queridos e assim por diante. Os gatilhos que disparam a ansiedade podem ser tão pequenos como estar atrasado para compromissos, responsabilidades de reparação do carro, ou tarefas domésticas.
Pessoas com ansiedade também podem preocupar-se com seu desempenho no trabalho ou na escola, este é um sintoma comum em crianças com ansiedade.
A chave para distinguir sentimentos de ansiedade do medo legítimo é que a frequência, duração e intensidade da ansiedade superam em muito a probabilidade do evento temido.
O tipo mais comum de ansiedade é o transtorno de ansiedade generalizada. Trata-se de ansiedade freqeente, preocupação e apreensão sobre diferentes atividades, incluindo as tarefas diárias já mencionadas.
Outros tipos de ansiedade estão relacionados a estressores específicos, e incluem:
  • Transtorno do pânico: esse tipo de ansiedade é caracterizada por ataques de pânico, ou crises de medo intenso ou terror que se desenvolvem rapidamente e de forma inesperada.
  • Fobia social: o medo de ser envergonhado em situações públicas.
  • Transtorno obsessivo-compulsivo: é um transtorno de ansiedade em que as pessoas têm pensamentos indesejados e repetidos, sentimentos, ideias, sensações (obsessões), ou comportamentos que os fazem sentir-se impelidos a fazer algo específico (compulsões).
  • Transtorno de ansiedade de separação: o medo de estar longe de casa mais ou amado.
  • Anorexia nervosa: o medo de ganhar peso.
  • Transtorno de Somatização: queixando-se de vários problemas físicos quando não há nenhuma evidência de doença física.
  • Hipocondria: ansiedade sobre ter uma doença grave.
  • Transtorno de stress pós-traumático: ansiedade após um evento traumático, como a morte de um ente querido, a guerra, ou de ser vítima de um crime.
Exit mobile version