Rica Saude

Anemia perniciosa: causas, sintomas e tratamento

anemia perniciosaA anemia é uma doença caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos no organismo, que, como sabemos, têm a função de fornecer oxigénio aos tecidos do corpo. No caso da anemia perniciosa, também chamada de anemia megaloblástica, há uma diminuição de glóbulos vermelhos que acontece quando os intestinos não são capazes de absorver correctamente a vitamina B12, a qual é um nutriente necessário para o correcto desenvolvimento dos mesmos. Na maioria dos casos, isto deve-se a uma reacção auto-imune. Hoje vamos saber tudo sobre a anemia perniciosa, causas, sintomas e tratamento.

 

Causas da anemia perniciosa

A vitamina B12 é obtida através do consumo de alimentos como carne vermelha, fígado, ovos, leite e derivados, pescado azul, marisco, entre outros. O organismo precisa deste nutriente para produzir glóbulos vermelhos. Para o absorver, as células do estômago devem segregar uma proteína especial chamada factor intrínseco (FI) que ajuda os intestinos a assimilar a vitamina B12. Quando o estômago não produz uma quantidade suficiente de factor intrínseco, os intestinos são incapazes de absorver o nutriente.

Este problema pode ocorrer, essencialmente, pelos seguintes motivos:

De uma forma geral esta doença não se detecta em adultos até aos 30 anos.

 

Sintomas de anemia perniciosa

A intensidade dos sintomas pode ser bastante variável de caso para caso. Entre os vários sintomas de anemia perniciosa, podemos encontrar os seguintes:

Ao fim de algum tempo a falta de vitamina B12 no organismo pode provocar danos no sistema nervoso, o que se pode traduzir em confusão, perda do equilíbrio, formigueiro nas extremidades do corpo ou depressão.

 

Tratamento da anemia perniciosa

O tratamento é dirigido ao aumento dos níveis de vitamina B12 no corpo. Para o efeito costuma-se dar uma injecção de vitamina B12 uma vez por mês. Também podem ser tomados suplementos orais do nutriente ou então ser administrado por via nasal.

Os tratamentos podem ser combinados para se conseguir melhores resultados ou apenas optar por um deles, sempre consoante o estado do paciente.

Uma dieta equilibrada é imprescindível; aumentar também a ingestão de ácido fólico, ferro e vitamina C pode ser uma grande ajuda para o bom desenvolvimento dos glóbulos vermelhos.

Os danos neurológicos são perigosos, pelo que é muito importante fazer um diagnóstico o mais rápido possível.

Após o tratamento, o prognóstico costuma ser positivo. Os problemas gástricos provocados pela falta de vitamina B12 tornam os pacientes com anemia perniciosa mais propensos a sofrer de cancro no sistema digestivo. Apesar de tudo, esta condição não costuma provocar complicações maiores.

 

Alimentos para aumentar os níveis de vitamina B12

As formas de aumentar a vitamina B12 no organismo vão desde suplementos combinados com outros complexos do grupo B, como por exemplo o magnésio, até uma dieta abundante nos seguintes alimentos:

 

Este artigo é meramente informativo. Não temos competência para receitar tratamentos médicos ou realizar algum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer problema de saúde.

Exit mobile version