Anemia por falta ou deficiência de ferro (anemia ferropénica)

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro (anemia ferropénica). Mas qual a sua origem? Descubra neste artigo as suas causas e o que fazer para prevenir este problema.

 

O que é a deficiência de ferro e o que a provoca?

ferro é um dos sais minerais fundamentais para o bom funcionamento do organismo. O ferro desempenha um papel fundamental na formação da hemoglobina nos glóbulos vermelhos do sangue, na formação da mioglobina dos músculos e em inúmeros processos indispensáveis ao correcto funcionamento do organismo.

O ferro apresenta-se em pequenas quantidades no nosso corpo. Uma parte deste ferro é eliminada diariamente. Para manter uma quantidade suficiente de ferro deve-se compensar esta perda através da alimentação. Se a entrada de ferro for insuficiente em relação às perdas, então haverá um desequilíbrio e uma falta de ferro que pode ter consequências graves para a saúde.

A falta de ferro conduz à anemia, acompanhada de uma redução da capacidade física e intelectual e de uma diminuição da resistência às infecções. E durante a gravidez há o risco real de o bebé nascer com falta de peso e com todas as consequências que isso pode significar para a sua sobrevivência. É precisamente esta anemia devido a deficiência de ferro que é conhecida medicamente pelo nome de anemia ferropénica.

anemia ferropénica

O que é a anemia por falta ou deficiência de ferro? A anemia ferropénica

Enquanto a anemia é um transtorno ou doença que ocorre quando o nosso organismo não tem quantidade suficiente de glóbulos vermelhos saudáveis, a anemia ferropénica é aquela que ocorre quando o nosso organismo não tem uma quantidade suficiente de ferro.

Há que ter em conta que enquanto os glóbulos vermelhos transportam o oxigénio até aos distintos e diferentes tecidos do nosso corpo, que por outro lado o ferro é fundamental para ajudar o organismo na produção desses glóbulos vermelhos. A anemia por deficiência de ferro transforma-se assim na forma de anemia mais comum ou habitual.

Existem diferentes graus de carência de ferro. A mais visível é a anemia que pode aparecer em sintomas tão conhecidos como a palidez ou a fadiga. No entanto, o diagnóstico de falta de ferro é feito após uma análise ao sangue. Para além de medir a hemoglobina, podem ser controladas as reservas de ferro no organismo através de outros indicadores que podem detectar esta carência moderada de ferro.

O bom equilíbrio dos níveis de ferro depende das necessidades de ferro do nosso organismo em cada fase da vida:

  • As crianças e adolescentes, devido ao seu crescimento rápido;
  • As mulheres, da puberdade à menopausa devido às perdas suplementares de ferro durante a menstruação;
  • As gestantes por causa das necessidades do feto e das transformações do organismo durante a gestação.

Convém verificar com frequência e em função da fase da vida em que nos encontramos, como estão os nossos níveis de ferro no organismo para tentar prevenir outro tipo de complicações mais graves.

anemia

Quais são as causas deste défice ou carência de ferro?

São várias as causas que podem influenciar a deficiência de ferro ou aparecimento da propriamente dita anemia ferropénica. Quando aparece esta doença, isso significa que ou estamos a perder mais glóbulos vermelhos e ferro do que o nosso organismo é capaz de repor. Ou então que o organismo não é capaz de absorver bem o ferro, ou que não estamos a seguir uma dieta adequada.

O sangramento como causa da anemia ferropénica: 

  • Períodos menstruais, especialmente quando são abundantes, frequentes ou duram muito tempo.
  • Úlcera péptica.
  • É uma causa habitual de varizes esofágicas.
  • Cancro do sistema digestivo ou intestinal: cancro do estômago, esófago, cólon ou intestino delgado.
  • Consumo continuado e prolongado de ibuprofeno, ácido acetilsalicílico (a tradicional aspirina), ou medicamentos para a artrite.

Quando o corpo não é capaz de absorver ferro suficiente:

Quando seguimos uma determinada dieta:

  • Vegetariana ou vegetariana-estrita.
  • Seguimento de uma dieta pouco equilibrada.

falta de ferro

Que sintomas provoca a anemia por falta de ferro?

É habitual que inicialmente os sintomas sejam ligeiros e apareçam de forma muito lenta. Por exemplo, é comum sentir-se mais cansado ou fraco, ter muitas dores de cabeça e problemas de concentração.

No entanto, quando inicialmente a anemia passa despercebida e piora, os seus sintomas pioram, sendo habitual o surgimento de outros sintomas relacionados, como por exemplo as unhas fracas e quebradiças, tonturas (em especial quando nos pomos de pé), dificuldade para respirar, dor na língua, cor de pele mais pálida e desejo de consumir coisas que não são comida.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.