benefícios das amêndoas

10 Benefícios e Propriedades das Amêndoas

As amêndoas têm importantes benefícios e propriedades, por isso são ideais para ajudar em casos de diabetes, no crescimento e contra as doenças cardiovasculares. Descubra aqui todas as suas qualidades.

 

O que são as amêndoas?

A amêndoa é o fruto da amendoeira, ou seja, a semente comestível do fruto desta árvore conhecida cientificamente pelo nome de Prunus dulcis. Trata-se de um fruto de cor branca e levemente brilhante que se encontra envolta por uma casca de cor castanha clara.

Este fruto é normalmente consumido seco, mas também pode ser comido frito, salgado ou cru. No entanto, não nos devemos esquecer de um ponto fundamental: se o consumimos frito, as suas qualidades não serão as mesmas, uma vez que assim tem um elevado conteúdo em gorduras. E pior ainda, vamos transformar um alimento nutritivo e saudável, num outro menos adequado do ponto de vista nutritivo.

Desta forma, o melhor é consumir as amêndoas sempre cruas ou tostadas, mas nunca fritas.

Têm benefícios incríveis para a nossa saúde, especialmente quando as consumimos de forma regular e em pequenas quantidades (para que o seu elevado conteúdo calórico não se transforme obviamente num problema para o nosso peso).

Podemos comê-las simples ou preparar deliciosas e nutritivas receitas com as mesmas. Com efeito, são mesmo um ingrediente essencial para uma ampla variedade de sobremesas.

Podemos também fazer o popular leite de amêndoas, uma deliciosa e nutritiva bebida ideal para pessoas com doença celíaca, intolerância à lactose ou que simplesmente não consomem produtos de origem animal.

amêndoasPara além de serem uns frutos secos riquíssimos e deliciosos, as amêndoas têm também com uma série de benefícios e propriedades muito destacados para a saúde das pessoas que as costumam comer habitualmente.

Mas tal como acontece com muitos outros frutos secos, é também preciso não exagerar no seu consumo, uma vez que têm muitas calorias que nos podem fazer ganhar peso.

 

10 Benefícios e propriedades das amêndoas

 

Alto conteúdo nutritivo

As amêndoas têm imensos nutrientes. Entre outros aspectos, destacam-se pelo seu conteúdo em vitaminas e minerais, para além de gorduras e fibra.

Por exemplo, entre as vitaminas mais importantes podemos mencionar a presença de vitaminas do grupo B (B1, B2, B3, B6 e ácido fólico) e vitamina E. Entre os minerais, há a destacar a presença de potássio, magnésio, ferro e cálcio.

Apesar de terem muitas calorias e bastante energia, não nos devemos esquecer que o seu consumo regular é interessante graças à sua riqueza nutritiva.

Benefícios antioxidantes

Como certamente saberá, os antioxidantes são substâncias que protegem o nosso organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres, os quais contribuem para o envelhecimento celular e aparecimento de determinadas doenças.

Sabia que a casca das amêndoas é especialmente rica em antioxidantes? Estas substâncias são especialmente úteis na prevenção da acção negativa dos radicais livres, protegendo assim o nosso organismo e sobretudo protegendo as células desse danos oxidativos.

Por outro lado, as amêndoas têm vitamina E, uma reconhecida vitamina com benefícios precisamente antioxidantes.

benefícios das amêndoasÚteis e benéficas contra a diabetes

A amêndoa é um fruto seco muito interessante para pessoas com diabetes graças ao seu elevado conteúdo em gorduras saudáveis, fibras, proteínas, e ao seu baixo conteúdo em hidratos de carbono.

Para além disso, as amêndoas são especialmente ricas em magnésio, um mineral que para além de outras importantes funções, também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. Se tivermos em conta que as pessoas com diabetes tipo 2 costumam ter uma ingestão pouco adequada de magnésio, então as amêndoas podem ser muito úteis, sendo adequadas precisamente na prevenção da síndrome metabólico e para diminuir os níveis de glicose.

Propriedades cardio-saudáveis: úteis contra o colesterol

As amêndoas são ricas em gorduras saudáveis que, entre outras funções, ajudam a diminuir os níveis elevados de colesterol LDL no sangue, evitando assim a oxidação deste tipo de colesterol. Para além disso, ajuda a manter o colesterol HDL. Destaca-se especialmente o seu elevado conteúdo em ácidos gordos essenciais ómega 6 e ómega 9.

Ajudam a cuidar do coração

Tal como a maioria dos frutos secos, dado que nos encontramos perante um alimento cardio-saudável, as amêndoas são assim um dos frutos secos mais benéficos para a nossa saúde cardíaca, sendo muito úteis para prevenir doenças cardiovasculares e do coração.

Cheia de fósforo, muito boas para o cérebro

100 gramas de amêndoas fornecem cerca de 90 mg. de fósforo. Se tivermos em conta que o fósforo é indispensável para a saúde dos neurónios, então para além de melhorar o intercâmbio celular e melhorar a função estrutural das membranas celulares, estamos perante um fruto excelente para a saúde do nosso cérebro.

Têm uma excelente quantidade de cálcio e são muito boas para os ossos (e não só)

Por outro lado, 100 gramas de amêndoas têm cerca de 252 mg. de cálcio. O cálcio, como provavelmente saberá, é um nutriente indispensável para a saúde dos nossos ossos. Mas não é só fundamental para os ossos, como também para a saúde dos dentes, e também para um adequado crescimento.

Por essa razão, é muito útil que as crianças comam um punhado de amêndoas e outros frutos secos por dia. Mas tenha cuidado porque deve partir muito bem as amêndoas antes de as dar, bem como deve estar presente quando estes as comerem. O motivo é que os frutos secos, especialmente as amêndoas e as nozes, costumam ser os alimentos que podem ficar presos na garganta e asfixiar as crianças pequenas.

Boa fonte de fibra

Como explicámos de forma muito breve no início deste artigo, as amêndoas também se destacam pela quantidade de fibra, um elemento essencial indispensável para a saúde intestinal. Portanto, comer um punhado de amêndoas todos os dias ajuda a melhorar o trânsito intestinal. Para além disso, a fibra ajuda a reduzir o colesterol.

Ideais contra a hipertensão

Para além de ser adequadas em caso de colesterol elevado e triglicéridos altos, sabia que as amêndoas também são muito interessantes em caso de tensão arterial elevada (hipertensão)? Isto é devido ao seu conteúdo em potássio que é capaz de regular a tensão arterial.

Elevado conteúdo em proteínas vegetais

As amêndoas, tal como muitos outros frutos secos, são uma fonte excelente de proteínas de origem vegetal, pelo que o seu consumo é muito interessante para vegans e vegetarianos. Com efeito, 100 gramas de amêndoas têm quase 19 gramas de proteínas.

 

Qualidades nutritivas das amêndoas

Do ponto de vista nutricional as amêndoas têm imensa energia, o que as transforma num fruto seco com uma boa quantidade calórica. Com efeito, 100 gramas de amêndoas têm cerca de 610 calorias.

Em qualquer caso, isto não significa que é um problema para a nossa dieta ou para o nosso peso. Pelo contrário: os seus incríveis benefícios transformam-nas numa opção nutritivamente excelente, não só pelo seu elevado conteúdo em nutrientes, como também pelas suas propriedades. No entanto, é preciso sempre consumi-las de forma regular e nunca em excesso.

As amêndoas destacam-se pelo seu elevado conteúdo em nutrientes. Nelas encontramos, por exemplo, uma grande quantidade de vitaminas, minerais, proteínas, água, gorduras e hidratos de carbono.

No que diz respeito a vitaminas, têm um elevado conteúdo em vitamina E, A, D, C, PP, B1 e B2. Por outro lado possuem também minerais, tais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio, sódio, enxofre, cobre, zinco, manganês e cloro.

Em relação ao seu conteúdo em gorduras, dois terços correspondem a ácido oleico, sendo muito positivo o seu consumo para ajudar a combater ou prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, bem como como para reduzir os níveis de colesterol alto.

Não nos esqueçamos neste ponto que também contam com ácido linoleico ómega-6, um ácido gordo essencial para a dieta.

Também possuem água e fibra, pelo que são ideais (por exemplo) para combater os casos de prisão de ventre.

 

Conteúdo nutricional das amêndoas por cada 100 gramas:

Calorias610 kcalVitamina B945 mg
Hidratos de carbono5 gVitamina E37,5 mg
Proteínas18,71 gCarotenóides120 µg
Gorduras54 gSódio14 mg
Fibra13,50 gFósforo90 mg
Vitamina B10,22 mgCálcio252 mg
Vitamina B214 mgPotássio835 mg
Vitamina B10,62 mgMagnésio270 mg
Vitamina B35,50 mgFerro4,10 mg

propriedades das amêndoas

Quantas amêndoas devo comer por dia para desfrutar das suas propriedades?

Se quer aproveitar os diversos benefícios das amêndoas, então uma excelente opção é tentar consumi-las diariamente e de forma regular.

No entanto, dado que estamos perante um fruto seco com elevado conteúdo energético e consequentemente calórico (como acontece com a maioria dos frutos secos), o melhor é consumir um punhado de amêndoas por dia (cerca de 28 gramas). E quantas calorias tem este punhado de amêndoas? Apenas 161 calorias.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.