Rica Saude

Alternativas naturais ao leite

alternativas ao leiteDurante muitos anos o leite fez parte da nossa vida pela quantidade de nutrientes existentes na sua composição, mas infelizmente muitas pessoas não o podem beber, seja porque não processam bem os nutrientes ou porque têm intolerância à lactose. É por essa razão que hoje queremos mostrar algumas alternativas saudáveis ao leite tradicional.

Quando falamos sobre substitutos ao leite quase sempre nos vem à mente o leite de soja. É uma das alternativas mais conhecidas e tem grande quantidade de proteínas e isoflavonas de soja que são muito boas para as mulheres. É também uma bebida rica em vitaminas e minerais, e por ser de origem vegetal é baixa em calorias e rica em ácidos gordos saudáveis. No entanto não é a única alternativa disponível.

O leite de amêndoas é outra alternativa que cada vez encontramos com mais facilidade nas grandes superfícies comerciais. Esta variedade obtém-se das amêndoas e tem grandes quantidades de proteínas e de potássio. Estas características fazem deste tipo de leite uma boa recomendação para as pessoas que praticam desporto.

O leite de aveia é outra alternativa que tem vindo a aparecer cada vez mais ultimamente, sendo uma boa alternativa ao leite tradicional porque tem boas quantidades de fibras, necessárias para o correcto trânsito intestinal, para além de ter também grandes quantidades de vitaminas do grupo B, necessárias para o correcto estado dos tecidos e para combater o stress.

O leite de espelta é outra variedade por que se pode optar. Esta variedade é muito boa para usar nas dietas vegetarianas e desportivas, já que contém altas quantidades de proteínas de origem vegetal e de grande valor para o organismo. Para além disso este tipo de leite é muito bom para fortalecer os músculos e os tendões, ajudando-nos a manter em bom estado de saúde por mais tempo.

O leite de avelã é outra opção a considerar como alternativa em relação ao leite tradicional. É recomendável o seu consumo porque tem grandes quantidades de L-arginina que ajuda a prevenir derrames e coágulos sanguíneos. É rico em ácido fólico e em minerais como o cálcio, ferro e fósforo, entre outros. Por tudo isso é uma boa alternativa para toda a família.

Imagem | Muffet

Exit mobile version