Grande parte da população já sofreu alguma vez na vida de algum episódio de dor nas costas ou lombalgia, pois esta é uma situação bastante comum.
Esta dor surge na parte baixa das costas e pode ser ligeira ou bastante intensa, podendo mesmo fazer com nem sequer possamos caminhar. A dor nas costas costuma ter origem, na maioria das vezes, numa lesão muscular provocada por um movimento brusco ou devido a uma má postura quando estamos sentados.
Apesar de este não ser um problema grave de saúde, existem alguns remédios caseiros bastante eficazes que podem ajudar a melhorar os episódios de dor nas costas ou lombalgia.
Tabela de Conteúdos
Aplicar uma compressa
Se tiver dores fortes nas costas, uma solução rápida e eficiente é a aplicação de uma compressa com calor ou frio sobre a zona afectada. O mais aconselhável segundo os especialistas é usar um pouco de gelo durante os dois primeiros dias para evitar que a zona fique mais inflamada. Logo de seguida deve-se aplicar um pouco de calor para relaxar toda a zona afectada pela lombalgia.
Com este remédio irá conseguir fazer desaparecer lentamente a dor nas costas sem grandes complicações.
Mantenha-se activo
Embora a maioria das pessoas pense que é necessário ficar em repouso absoluto quando se tem uma dor nas costas, a verdade é que (de certa forma) estão erradas. Durante as primeiras horas deve-se realmente evitar o exercício físico para não agravar a zona dorida, mas depois de ter passado algum tempo e quando a inflamação já não é tão grande, é bom manter-se activo e não continuar deitado.
Dormir em posição fetal
Quando for para a cama dormir, é importante ficar deitado numa posição que evite ou agrave as dores. A melhor forma de o fazer é ficar numa posição fetal, uma vez que assim irá relaxar os músculos e evitar (na medida do possível) a dor nas costas.
Massajar a zona afectada
Outra forma bastante eficaz de aliviar as dores provocados pela lombalgia consiste em realizar uma série de massagens na zona inflamada. Para uma maior eficácia, o melhor é que as massagens sejam dadas por um especialista que fará as dores desaparecem mais rapidamente.
Actividade física
Depois de ter repousado convenientemente para que a inflamação não fique pior, pode começar a realizar algum tipo de actividade mais ligeira, como por exemplo caminhar ou andar. No entanto, deve evitar levantar pesos porque pode piorar as dores nas costas.
Estas actividades mais leves vão ajudar a activar a zona afectada e melhoram a dolorosa lombalgia.
Outras alternativas para aliviar dor nas costas
Se não está convencido com a medicina tradicional porque acha que não é benéfica e eficaz para o corpo, então pode optar por outro tipo de alternativas naturais, mas igualmente eficazes e muito saudáveis, como por exemplo a acupunctura ou a osteopatia.
Espero que tenha tomado nota destes conselhos tão simples, fáceis e práticos que o irão ajudar a dizer adeus à incómoda dor nas costas. Mas se a dor for muito intensa e não consegue acabar com a mesma, então é muito importante que recorra aos serviços de um especialista que o irá ajudar a acabar com a dor nas costas o mais rapidamente possível e a ficar novamente em forma.
Não se esqueça de ter muito cuidado quando tiver que agarrar em qualquer coisa mais pesada e de fazer um bom aquecimento antes de fazer exercício físico, caso contrário poderá ficar novamente com problemas de dor nas costas ou lombalgia.