O zinco é um mineral que desempenha um papel fundamental no nosso sistema imunitário. Ajuda também a assimilar as proteínas e os hidratos de carbono, sendo essencial para o funcionamento das enzimas e, por conseguinte, para a produção de energia. E, a lista de benefícios do zinco continua por aí além, pelo que hoje trazemos uma lista com 12 alimentos ricos em zinco.
Já sabemos que é preciso ter cuidado com a nossa alimentação. Por exemplo, quando não consumimos quantidades suficientes de zinco, as nossas defesas ficam enfraquecidas, perdemos o apetite, o cabelo e podemos até ter diarreia, entre muitos outros problemas.
Pelo contrário, quando exageramos no seu consumo, os radicais livres e os seus terríveis efeitos tendem a multiplicar-se.
Dada esta realidade, é fundamental manter o equilíbrio: a dose diária recomendada de zinco é de 15 mg e pode encontrá-lo nestes alimentos:
Tabela de Conteúdos
#1 Chocolate e cacau em pó
Que boa noticia para quem gosta de chocolate! Uma barra de 100 gramas (sem açúcar acrescentado, claro) contém aproximadamente 10 mg de zinco, o que equivale a 65% da quantidade diária recomendada.
O cacau em pó não fica atrás! 100 gramas têm cerca de 40% da dose de zinco diária necessária para o organismo.
#2 Sementes secas de melancia
Sabia que estas sementes são a fonte de zinco mais popular no este da Ásia e no Médio Oriente? Estas sementes fornecem-nos grandes quantidades deste mineral: em 100 gramas encontramos cerca de 70% da quantidade diária recomendada.
#3 Cordeiro
A carne de cordeiro é tenra, deliciosa e nutritiva! 100 gramas deste alimento contêm até 58% da ingestão de zinco que precisamos diariamente.
#4 Carne de vaca magra
Outra carne que nos fornece zinco é a carne de vaca. No entanto, devemos consumir os pedaços com pouca gordura e colesterol.
Qual é a quantidade de zinco? Em 100 gramas podemos encontrar até 70% da dose diária recomendada.
#5 Ostras
As ostras são famosas pelo seu poder afrodisíaco, mas também pelo seu alto conteúdo em zinco. Com efeito, é um dos alimentos mais ricos neste mineral: uma porção de 100 gramas de ostras contém desde 100 até 1000% (sim, não nos enganámos a escrever) da quantidade de zinco diária recomendada para o organismo.
#6 Amendoins
De entre todos os frutos secos, os amendoins são um dos alimentos mais ricos em zinco. Numa porção com 100 gramas encontramos 22% da quantidade diária necessária deste mineral.
Mas atenção que os amendoins são muito calóricos, pelo que os deve consumir com moderação. Opte pelas variedades tostadas e sem sal.
#7 Abóbora e as suas sementes
Gosta de abóbora como complemento na sua comida? Então está com sorte. Irá gostar de saber que 100 gramas deste delicioso vegetal têm cerca de 70% da quantidade de zinco diária recomendada para o organismo.
#8 Manteiga e farinha de sésamo
A manteiga de sésamo, a farinha de sésamo e todos os derivados deste alimento são excelentes fontes de zinco.
Estamos a falar de valores na ordem dos 70% da dose diária recomendada.
#9 Fígado de vitela
O fígado é uma grande fonte de zinco, sobretudo se for de vitela! Esta variedade contém mais de 80% da dose recomendada. Experimente comê-lo com cebola frita ou ervas.
#10 Espinafres
Os espinafres são uma deliciosa alternativa para obter todo esse zinco que lhe está a faltar. Para que tenha uma ideia, em 100 gramas obterá 5% da quantidade que precisa diariamente.
#11 Cogumelos
O zinco está também presente nos cogumelos brancos e, se os consumir cozidos, ainda melhor! Estará a consumir cerca de 6% da quantidade diária necessária de zinco.
#12 Gérmen de trigo
Por último, temos o gérmen de trigo que é outra grande fonte deste mineral. Com efeito, em 100 gramas de gérmen de trigo tostado temos mais de 100% da quantidade diária necessária de zinco.
Agora que conhece esta lista de alimentos ricos em zinco, já não terá problemas em adicioná-los à sua dieta diária! Conhece mais alimentos ricos em zinco? Deixe-nos o seu comentário.