Uma alimentação equilibrada é essencial para o bom funcionamento do cérebro, mas se pretende potenciar a actividade mental e aumentar a sua inteligência, então há uma serie de alimentos que, consumidos de forma habitual o podem ajudar. Aqui apresentamos alguns dos alimentos que ajudam o cérebro e aumentam a inteligência:
- Ovos: O ingrediente que os torna imprescindíveis é a colina, uma substancia que fortalece a sinapse cerebral, ou seja, facilita a comunicação entre os neurónios, estimulando assim os processos cerebrais.
- Peixe fresco: Especialmente os peixes azuis, já que o seu conteúdo em aminoácidos essenciais, tal como em ácidos gordos polinsaturados ómega 3, o tornam imprescindível para o bom funcionamento do cérebro.
- Beterraba: entre os seus componentes podemos encontrar monofosfato de uridina, que previne a degeneração cerebral e favorece a comunicação entre as células nervosas do cérebro.
- Frutos secos: Contêm vitamina E, selénio e ácidos gordos, os quais devido à sua acção antioxidante previnem o envelhecimento dos neurónios e favorecem a sua actividade. Especialmente recomendáveis para esta função são as nozes.
- Chá: Contém catequina, que actua como um estimulante para a memória e a teína, também presente na sua composição, que estimula a actividade nervosa e a concentração, embora deva sempre ser consumido com moderação.
- Legumes: São ricos em vitaminas do grupo B, essenciais para preservar as funções cerebrais e o estado de alerta. São uma boa fonte de hidratos de carbono complexos que o organismo transforma em glicose, o principal alimento para o cérebro.
- Frutas e verduras frescas: Também nunca devem faltar na dieta diária, especialmente as de cor laranja e vermelha, porque as suas propriedades antioxidantes retardam o envelhecimento celular e melhoram a circulação sanguínea do cérebro, o que ajuda a reduzir os riscos de vir a sofrer um AVC.