Nós somos aquilo que comemos e quando surgem problemas de saúde torna-se ainda mais importante cuidar da nossa alimentação. Hoje quero falar sobre alguns alimentos que podem ajudar a baixar o colesterol e a fortalecer a sua saúde. A chave para reduzir as lipoproteínas de baixa densidade (LDL), que também conhecemos por mau colesterol, é tão fácil como simplesmente alterar a dieta.
O aumento do consumo de fibras e a redução de gorduras saturadas como a carne vermelha, os queijos ou os gelados são algumas formas eficazes para reduzir o risco de vir a padecer de doenças cardíacas. Se ainda acrescentar estes alimentos à sua dieta diária, então poderá reduzir mais facilmente o colesterol e ver como os seus níveis começam a baixar.
Tabela de Conteúdos
Baixar o colesterol com abacate
Se acrescentar abacate de forma moderada à sua dieta irá poder diminuir consideravelmente o mau colesterol. O abacate é uma fruta rica em gorduras monoinsaturadas e que podem ser utilizadas em substituição das gorduras saturadas. Para além disso tem imensa fibra vegetal, o que pode ajudar a diminuir a absorção do colesterol no intestino e a baixar os níveis de colesterol.
Morangos
Os morangos têm um alto conteúdo em fibras e são ideais para serem consumidos todos os dias da semana. O ideal seria comer uns 8 morangos para poder notar os benefícios e conseguir reduzir o colesterol. Precisa de mais razões para poder desfrutar dos benefícios dos morangos na sua dieta?
Chocolate negro
O chocolate negro é uma delícia para muitos e ainda pode ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue e também a reduzir o colesterol. Um pedaço de chocolate negro por dia é bom para a sua saúde, mas apenas se tiver mais de 70% de cacau. Uma alta percentagem de cacau significa menos açúcar, mais antioxidantes e mais propriedades anti-inflamatórias.
Nozes e as amêndoas
As nozes e as amêndoas destroem o mau colesterol com as suas gorduras polinsaturadas, mas são sobretudo as nozes que o podem ajudar a manter saudáveis os vasos sanguíneos. Por essa razão não hesite em comer um punhado de amêndoas e outro de nozes todas as manhãs!
Azeite extra virgem
Se consome azeite extra virgem então saiba que este é o azeite menos processado e que tem mais antioxidantes. Bastam apenas duas colheradas de azeite por dia para ajudar a reduzir o colesterol mau. Pode substituir as gorduras para cozinhar como o óleo vegetal ou a manteiga pelo azeite extra virgem de forma a obter os seus benefícios saudáveis para o organismo.