Alimentos para combater as varizes

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Alimentos para combater as varizes
O aparecimento de varizes acontece devido a vários factores, para além dos relacionados com problemas de circulação. Com efeito, a falta de exercício e uma alimentação inadequada têm influência negativa, para além de fazer com que a pessoa se sinta mais inchada e tenha as pernas “mais pesadas”. Para evitar tudo isso ou então para aliviar estes sintomas, devemos ter a alimentação como um dos nossos melhores aliados. Mas o que é preciso comer?

Os alimentos

Os alimentos ricos em fibra são uma boa opção porque favorecem a actividade do intestino, para além de ajudarem a eliminar os resíduos corporais. Entre as suas vantagens está também a diminuição da tensão arterial e a redução do aparecimento de varizes. Todos estes benefícios encontra-se, por exemplo, em produtos como os espargos, a beterraba, os cereais integrais, a romã, linhaça, lentilhas ou as sementes de chia. As vitaminas são essenciais, sobretudo a C e a E, porque ajudam a fortalecer as membranas das veias, para além de as proteger dos danos causados pelos radicais livres. Os alimentos ricos em vitamina C são os citrinos como a laranja, frutas como os kiwis ou os morangos, verduras como os brócolos e hortaliças como os pimentos. A vitamina E pode ser fornecida ao organismo através de alimentos como as nozes e o azeite, que ainda evita que o colesterol adira às artérias, favorecendo assim uma melhor circulação sanguínea e o retorno venoso.
Antioxidantes como os taninos são igualmente benéficos pois sabe-se que têm um importante papel na prevenção dos derrames. Por exemplo, podemos comê-lo através do consumo de amoras.  E também devem fazer parte da dieta os alimentos ricos em flavonóides porque têm poder para fortalecer as membranas das veias. Os produtos que os contêm são, por exemplo, as maçãs, as amoras, as uvas e os citrinos como a laranja ou o limão.
Finalmente, é também bom beber infusões, mas sem adição de açúcar. Entre as mais indicadas estão o chá verde e vermelho, assim como o dente de leão. A explicação é simples: todas elas são diuréticas e assim evitam a retenção de líquidos.

Outros conselhos

Em relação à alimentação, deve-se ainda seguir mais uma série de conselhos como moderar o consumo de sal para evitar a retenção de líquidos, que facilita uma má circulação sanguínea, assim como as farinas brancas porque favorecem a prisão de ventre, o que causa pressão abdominal e obstruí a circulação das pernas.

Deixe o seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.