Há algum tempo atrás a Grécia colocou em marcha uma iniciativa para vender produtos fora do prazo de validade aos mais pobres a preços mais em conta. E não foi apenas a Grécia. Há outros países que aproveitam os alimentos que estão quase a ficar fora do prazo de validade ou que já ultrapassaram mesmo esse prazo para os venderem a preços muito mais económicos.
Com efeito, a crença de que não se passa nada quando são comidos alimentos fora do prazo de validade está muito difundida, mas será que isso é mesmo verdade? Há algum problema se comermos alguma coisa fora do prazo de validade?
Se quer saber se pode comer um alimento fora do prazo de validade veja o resto deste artigo. Vamos dar todas as respostas!
Tabela de Conteúdos
O que acontece quando consumimos alimentos fora do prazo de validade?
Em primeiro lugar é preciso saber distinguir entre prazo de validade e duração máxima/mínima. Neste sentido, se um produto tem escrito “Consumir de preferência antes de…”, a etiqueta indica a data até à qual o produto mantém todas as suas propriedades intactas. A data de validade indica o dia, o mês e o ano a partir do qual o produto pode representar um perigo para a saúde se for consumido.
Sabendo isto, podemos dizer que não acontece nada se consumimos alguns produtos fora do prazo de validade, mas isso depende dos produtos e das condições de conservação. Vamos esclarecer melhor este ponto a seguir.
Quanto tempo mais dura um alimento fora do prazo de validade?
Todos têm plena consciência que não devemos comer alimentos fora do prazo de validade. Apesar disso, a verdade é que muitos de nós já ingerimos um ou outro produto fora do prazo de validade (por vezes) sem nos darmos conta disso. Mas apesar de tudo não nos aconteceu rigorosamente nada (felizmente).
Isto acontece porque há alguns alimentos que aguentam melhor alguns dias depois da data de validade se forem conservados frescos e refrigerados. Um bom exemplo são os iogurtes ou o queijo. Em contrapartida, não se deve arriscar fazer isso com a carne, o peixe ou o leite. No caso da carne, esta perde a validade ao fim de 5 dias no frigorífico.
É importante saber que a validade também tem muito a ver com a conservação do produto. Assim, se a embalagem dos alimentos se encontra deteriorada ou se o produto está a sair do embrulho, a data de validade é menor.
Em contrapartida, se um produto se mantém congelado (por exemplo), então aumenta o seu tempo de conservação.
Alimentos perigosos fora do prazo de validade
Embora muitos não acreditem, a verdade é que comer alguns produtos fora do prazo de validade pode trazer sérias consequências para a saúde, como as que vamos apresentar de seguida:
- Intoxicação alimentar: esta é uma das mais graves. Nestes casos costumam aparecer náuseas, vómitos e diarreias.
- Botulismo: ao comer alimentos fora do prazo de validade também pode aparecer botulismo, uma doença mortal latente em latas de conserva fora do prazo de validade e onde a bactéria em causa se pode desenvolver. Esta bactéria chama-se clostridium botulinum.
Desta forma os alimentos fora do prazo de validade que são mais perigosos de consumir são os seguintes:
- Comer carne fora do prazo.
- Peixe fora do prazo de validade.
- Carne enlatada caducada.
Como sempre referimos, este artigo tem uma função meramente informativa. Não temos competência para receitar tratamentos médicos, nem de realizar qualquer tipo de diagnóstico. Deve sempre recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer problema de saúde.