Tal como qualquer pessoa, uma alimentação saudável é essencial como base no tratamento da diabetes. Assim, uma alimentação saudável para diabéticos não será muito diferente das restantes pessoas, mas adequada à situação específica. Assim, através de uma alimentação equilibrada, o diabético irá conseguir manter a sua glicemia ao longo do dia, além de atingir níveis adequados de colesterol, e de permitir controlar o peso. Um dos factores de risco para o diabético é o excesso de peso e todos os seus efeitos para o organismo. Dessa forma, a alimentação surge como o elemento chave na saúde de um diabético.
Uma alimentação saudável para diabéticos deverá seguir alguns pontos importantes. Antes de mais, existem alguns alimentos que não deverá ingerir. Tudo o que contenha açúcar refinado em grandes quantidades irão aumentar ainda mais o nível de açúcar no sangue, logo, deverá evitá-los a todo o custo. Na sua dieta, deverá incluir uma quantidade maior de vegetais, frutos e verduras.
Outro aspecto fundamental é o tempo entre refeições. Durante o dia, nunca permita que o período de tempo entre cada refeição seja maior que 3 horas. Dessa maneira, nunca comerá em demasia em cada refeição. Mais vale muitas vezes e pouco, que poucas vezes e muito! Além disso, o pequeno-almoço é essencial! Se tomar um bom pequeno-almoço, começará o dia com muita energia, e até à hora de almoço apenas sentirá necessidade de um pequeno lanche. Pelo contrário, se saltar esta refeição, passará a manhã a petiscar, e muitas vezes, ingerindo bolos e outros alimentos prejudiciais à sua saúde.
Deve também ter em mente que a ingestão de água é fundamental, bem como o exercício físico moderado.
Apesar da necessidade de uma alimentação saudável para diabéticos, não se esqueça que, se sofre desta doença, deverá sempre ser acompanhado por um médico. Cada diabético é um caso!