gripes

Os melhores aliados para evitar as gripes e resfriados

gripesAcontece sempre a mesma coisa! O outono chega acompanhado das primeiras gripes da temporada e apesar de todos os anos se passar a mesma coisa, somos sempre apanhados desprevenidos.

Para que este ano não volte a acontecer o mesmo, vamos hoje conhecer os melhores aliados para evitar as gripes e os resfriados, os espirros, a mucosidade e o mau estar geral, que podem ser evitados graças a determinados elementos que podemos encontrar na nossa cozinha e que podem ajudar a activar as defesas. Quer saber quais são?

 

Tabela de Conteúdos

Vitaminas

O mais conhecido destes aliados é a vitamina C, que activa a produção de glóbulos brancos e anticorpos, para além de elevar os níveis de interferão, uma substância produzida de forma natural pelas células para protecção contra os vírus. Também intervém na formação de colagénio, essencial para manter as barreiras naturais contra as infecções.

gripesA vitamina A também protege contra os vírus, as bactérias e as infecções e activa a resposta das defesas, renova os tecidos e mantém em bom estado as mucosas. Por outro lado, a vitamina E favorece a resposta imunitária perante os agentes patogénicos.

 

Ferro

O ferro é importantíssimo para manter umas defesas mais fortes. A sua falta pode levar a falhas do sistema imunitário, o nos torna mais vulneráveis às infecções.

 

Selénio

O selénio aumenta a produção de glóbulos brancos, ajudando o sistema imunitário. Está presente em muitos alimentos, como nos cereais integrais, carne, peixe, leite, fruta e verduras.

gripes

Cobre

Este mineral é anti-inflamatório e combate as infecções, para além de intervir na formação de colagénio, mantendo em bom estado os pulmões, a pele e os vasos sanguíneos.

 

Zinco

Por último vamos falar do zinco, um antibiótico natural. A sua falta aumenta o risco de infecções pois é fundamental na produção de glóbulos brancos.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.