infertilidade

Álcool e infertilidade nos jovens

Os especialistas em saúde relacionam o consumo de álcool com a infertilidade entre os mais jovens. Uma preocupação que um grupo de investigadores da Universidade de Southern Denmark (Dinamarca) conseguiu demonstrar num estudo que contou com a participação de 1.221 rapazes com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos.

Os dados obtidos neste estudo colocam em evidência o fato de que quanto maior for a quantidade de álcool ingerida, pior é a qualidade do esperma. Outro estudo que mostra as consequências do consumo de álcool na faixa etária dos mais jovens.

infertilidade

Pior qualidade do sémen e menor capacidade hormonal reprodutiva

Os investigadores da Universidade de Southern Denmark foram muito claros ao relacionar o consumo de álcool com a infertilidade entre os jovens.

Para chegar a todas estas conclusões, os especialistas deste centro de investigação dinamarquês analisaram os dados relativos a 1.221 jovens do sexo masculino e com idades entre os 18 e os 28 anos. Os investigadores controlaram o consumo de álcool dos participantes e também analisaram a qualidade do sémen e a sua capacidade hormonal reprodutiva.

As conclusões desta investigação foram publicadas na revista “British Medical Journal” e colocaram em evidência os perigos de consumir álcool em quantidades exageradas. Consequências essas que afectam a saúde em geral e também a saúde reprodutiva.

Mas a verdade é que estes dados não deixam lugar a quaisquer dúvidas. À medida que aumenta o consumo de álcool, diminui a qualidade do esperma e reduz-se a quantidade de hormonas reprodutivas no sangue.

infertilidade

O álcool, um problema da nossa sociedade

Apesar das conclusões da investigação, os especialistas dinamarqueses querem deixar bem claro que ainda é necessário realizar mais estudos para aprofundar estes dados.

Em qualquer dos casos, as consequências do consumo de álcool entre os jovens são uma realidade cada vez mais evidente e uma preocupação séria para a sociedade actual.

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.