Água: tipos e características para escolher a melhor para si

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

águaÉ preciso beber água para manter o corpo bem hidratado, para nos sentirmos melhor e para ajudar o organismo a depurar-se. São as funções mais conhecidas da água, mas a sua ingestão tem muitos outros benefícios para além dos referidos.

No mercado podemos encontrar diversos tipos de águas minerais. Cada uma tem uma série de características próprias, cujo consumo deve ser feito em função do estado de saúde de cada pessoa. Para aproveitar todas essas propriedades, é preciso não esquecer de beber a quantidade de água diária recomendada (normalmente dois litros), de forma a manter os órgãos em bom funcionamento. Entre os tipos de águas mais comuns temos as seguintes:

 

Hipossalinas

Sob esta denominação estão englobadas todas aquelas águas que têm menos de 200 miligramas por litro de sódio. Este é o motivo pelo qual são as mais recomendáveis para pessoas com problemas de hipertensão ou renais.

 

Alcalino-Bicarbonatadas

Estas águas definem-se pela sua riqueza em bicarbonato, pelo que facilitam a digestão e ajudam a neutralizar a acidez estomacal. Para além disso, também é recomendável bebê-las para evitar a retenção de líquidos porque costumam ajudar a eliminá-los.

Os benefícios das águas minerais bicarbonatadas ou alcalinas vão para além disso. Por exemplo, são aconselhadas a pessoas com diabetes ou problemas com os níveis de açúcar, já que a sua resposta glicémica é melhor do que outros tipos de águas.

 

Magnesianas

Estas águas são caracterizadas pelo alto conteúdo em magnésio, motivo pelo qual são muito úteis para prevenir e evitar casos de prisão de ventre e estresse. Também são benéficas para os dentes e para os ossos. Ajudam ao bom funcionamento do estômago e do intestino, pois são águas laxantes. Quando ingeridas em excesso podem provocar diarreia. O magnésio confere à água uma sensação adstringente.

 

Cálcicas

As águas cálcicas são assim chamadas devido ao seu alto conteúdo em cálcio. Entre as suas propriedades saudáveis para o organismo está a prevenção da osteoporose e a mineralização de ossos e dentes. Mas é preciso ter muito cuidado quando se tem tendência para as cólicas renais devido a pedras nos rins.

 

Sulfurosas

Indicada para problemas articulares, doenças na pele e, principalmente, para tratar problemas do aparelho respiratório. Ao ser inalada, ajuda a melhorar laringites, bronquites e sinusites.

 

Água Ferruginosa

Ajuda a combater a anemia e estimula o apetite. O seu gosto “metálico” desaparece cerca de três dias depois de ter sido engarrafada, ou seja, para sentir o seu sabor deve-se ir directo à fonte.

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...