Adoçantes Artificiais

Adoçantes Artificiais São Seguros?

Adoçantes ArtificiaisSe tem diabetes, é especialmente importante para manter-se atento à ingestão de açúcar. Claro que não é tão fácil como parece porque o açúcar é encontrado em tudo, desde saladas e ketchup até barras energéticas e iogurte. Para as pessoas com diabetes, o consumo de açúcares pode ser particularmente problemático porque faz com que os níveis de glicose no sangue subirem em flecha.

Felizmente, os alimentos e bebidas feitas com adoçantes artificiais podem ajudar a satisfazer os desejos sem causar a subida de glicose no sangue.
Aqui está o que precisa saber sobre o açúcar e adoçantes artificiais:

O básico

Os adoçantes artificiais podem eliminar os desejos. Substitutos de açucar ou adoçantes, são utilizados para adoçar alimentos e bebidas e, ao mesmo tempo reduzir as calorias. Os adoçantes artificiais não contêm carboidratos então não vão elevar o açúcar no sangue. Dito isto, muitos alimentos e bebidas que são adoçados artificialmente ainda contêm calorias de carboidratos, que também causam a subida de glicose no sangue. Certifique-se de ler os rótulos cuidadosamente para que possa manter um olhar atento sobre a ingestão de carboidratos em geral.

Quais os adoçantes artificiais mais saudáveis?

Existem vários adoçantes no mercado, são encontrados em alimentos e bebidas, também são vendidos embalado para usar na culinária e panificação. Damos como exemplo cinco adoçantes artificiais encontrados disponíveis tanto em Portugal como no Brasil:
  • Acessulfame de potássio
  • Aspartame
  • Sacarina
  • Sucralose
  • Neotame

Stevia é um adoçante artificial?

Porque o Stevia é proveniente de uma planta, não é tecnicamente um adoçante artificial.

adoçante artificial

Como sabem os adoçantes artificiais

Os adoçantes artificiais são super doces. Cada adoçante artificial tem um sabor ligeiramente diferente e alguns são muitas vezes mais doce que o açúcar. Outros deixam um sabor amargo na boca. Pode ter que experimentar vários até encontrar um que goste.

Como os adoçantes artificiais podem ajudar

Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Trocar bebidas adoçadas com açúcar por bebidas adoçadas artificialmente, pode economizar-lhe dezenas de gramas de carboidratos e centenas de calorias, cada dia. Por exemplo, se beber 2 latas de refrigerantes por dia, você está a consumir 80 gramas de carboidratos e 300 calorias. Se optar por refrigerantes diet ou zero calorias, você está a salvar uma tonelada de calorias. Se trocar 2 colheres de chá de açúcar no seu café da manhã para um pacote de adoçante, economiza 32 calorias e 10 gramas de carboidratos.

Efeitos colaterais adoçante artificial

Embora os adoçantes artificiais estão sob o microscópio dos olhos do público há décadas, não há evidências claras de que os adoçantes artificiais causam quaisquer efeitos secundários. Estudos no início dos anos 1970 ligaram a sacarina a um aumento das taxas de cancro da bexiga em ratos de laboratório, mas estudos posteriores provaram conclusivamente que estes resultados eram aplicados apenas a ratos, e não a humanos.
Houve um susto nos meados dos anos 1990 quando um relatório foi divulgado sugerindo que o aspartame poderia ter levado a um aumento do número de pessoas com tumores cerebrais entre 1975 e 1992. No entanto, um olhar mais atento aos dados não mostra nenhuma prova, a essas reivindicações.
Vários estudos nas últimas décadas têm confirmado que os adoçantes artificiais são seguros em quantidades razoáveis, mesmo para as mulheres grávidas.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.