Acne na Idade Adulta

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Embora a acne na idade adulta não seja tão recorrente como a acne na adolescência, é um problema também comum.

O que causa a acne em adultos?

A acne nos adultos é causada pelo sebo, uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele. O sebo entope os poros, o que atrái as bactérias e, por conseguinte, causa a inflamação. Para alguns adultos, os surtos de acne são resultado de hipersensibilidade ou excesso de produção de andrógenos (hormonas masculinas). Todavia, um desequilíbrio tanto nas hormonas masculinas, como nas femininas (estrogénio) pode causar um surto. Para as mulheres, isto pode acontecer durante a gravidez, perimenopausa e menopausa. Alguns medicamentos como corticosteróides e cosméticos podem também contribuir para a eclosão da acne.

 

Como se trata a acne nos adultos?

O tratamento para a acne nos adultos é, por vezes, complicado. A maior parte dos medicamentos para a acne destina-se aos adolescentes e à sua pele oleosa, uma má escolha para a pele mais seca dos adultos. O tratamento, nestes casos, implica uma fase de testes para perceber realmente o que é necessário. Porém, as principais formas de tratamento para a acne na idade adulta são:

  • Produtos de limpeza de pele – Prefira produtos suaves. Evite géis e produtos que contenham  grânulos que, por serem abrasivos, podem irritar e piorar a pele sensível.
  • Cremes e loções – Recorra a produtos com retinol, uma forma de vitamina A, para limpar os poros e ajudar a reduzir as rugas finas. Evite a descoloração e remova as cicatrizes da acne com recurso a produtos que contenham ácido salicílico e glicólico. Para um surto de acne, use um produto com peróxido de benzoíla, o que ajuda a eliminar as bactérias.
  • Medicamentos – Certos medicamentos orais e mesmo tópicos, como o antibiótico Clindamicina, ajudam a combater a bactéria na pele. Contraceptivos orais e a espironolactona, um medicamento para a pressão arterial, também ajudam a equilibrar as hormonas. Um gel que contenha dapsona, um antibiótico, ajuda no tratamento da infecção e inflamação que a acne envolve.
  • Outras terapias – Existem outras terapias mais sofisticadas que um adulto pode recorrer no tratamento da acne adulta, como a terapia a laser ou a luz pulsada, que são especialmente eficazes no tratamento das cicatrizes da acne. Todavia, estes tratamentos são caros, pelo que experimente primeiro as outras opções que tem ao seu dispôr.

Deixe o seu comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.