tosse

Tosse : causas e remédios

tosseA tosse além de ser irritante é também um sinal de que algo não está bem no nosso organismo, pelo que é necessário descobrir a sua causa real.

 

Para que serve a tosse?

É necessária para eliminar os corpos estranhos e a mucosidade presente na traqueia e nas vias aéreas dos pulmões.

 

Causas da tosse

A tosse é na realidade um sintoma e não uma doença. Pode indicar a presença de sinusite, bronquite, pneumonia, gripe, vírus, asma, cancro de pulmão, etc. A tosse seca pode ser causada ela presença de muco formado pelas infecções e resfriados, químicos na atmosfera, objectos estranhos ou nervosismo. A tosse com expectoração é causada pela inflamação dos brônquios devido a uma infecção ou alergia.

 

Tratamento

São muitos os remédios antitússicos de tipo herbáceo para tratar os distúrbios respiratórios: expectorantes para estimular a expulsão de fleuma (muco); supressores que aliviam a tosse persistente, seca e irritante; bactericidas para combater as infecções.

 

Medicina popular

O xarope de alho pode ajudar o organismo a combater a infecção e a limpar o organismo. Para preparar este xarope deve-se colocar vários dentes de alho em brandy, deixar macerar durante 2-3 semanas e depois filtrar. Para preparar deve-se misturar alho fresco com mel.

Também se pode misturar mostarda em pó com água e aplicar em forma de cataplasma sobre o peito. Também se pode preparar uma cataplasma de cebola assada e aplicá-la sobre o peito ou beber uma sopa de cebola para aliviar e reduzir a congestão.

 

Fitoterapia ou plantas medicinais contra a tosse

Algumas das ervas medicinais, em infusão, mais eficazes para aliviar a tosse são tomilho, anis, gengibre, funcho, tussilagem, etc.

O chá de menta também poderá ajudar a aliviar os sintomas.

 

Para cada tipo de tosse

  • Tosse com expectoração: procuramos obter um efeito expectorante. O chá, quente, de gengibre com mel aquece o organismo e alivia esse género de tosse, tal como os sintomas de resfriado. O eucalipto, canela, choupo, a sanguinária, a chicória, o incenso, a prímula, a violeta comum e a énula.
  • Tosse seca: São aconselháveis as plantas que abrandem a tosse e acalmem a irritação. O Malvaísco, a flor do abeto, flor de malva, tanchagem, sementes de linhaça, papoila vermelha, verbasco, musgo irlandês, musgo da Islândia, etc.

O tomilho e o própolis são sempre um bom complemento para qualquer mistura de plantas.

 

Aromaterapia

Inalar o vapor do óleo de eucalipto fervido em água, pois tem propriedades expectorantes e descongestionantes (asmáticos devem evitar). Também se pode utilizar óleo essencial de pinheiro colocado num vaporizador para aliviar e restaurar os pulmões.

Massajar as costas e o peito com óleo essencial de sândalo.

 

Homeopatia para a tosse

  • Anémonas: em casos de tosse com expectoração que piora durante a manhã e a noite quando se está na cama.
  • Rumex: em casos de tosse com prurido na garganta, quando o ar frio irrita o nariz e a garganta.
  • Bryonia: para tosse seca que produz dor no peito quando se tosse.
  • Phosphorous: em casos de tosse com prurido de garganta, em pessoas delicadas que têm o peito fraco.
  • Drosera rotundifolia: em casos de tosse violenta com prurido de garganta, náuseas e dores nas costas.
  • Camomila: em casos de tosse seca e irritante com pieira, e tosse que piora durante a noite.
  • Acónito: em casos de tosse dura e seca, constante, aguda, que piora à noite e melhora com o frio. A pessoa está ansiosa e inquieta, tem prisão de ventre e piora com a exposição ao vento frio.
  • Belladona: em casos de tosse curta e seca, que piora durante o dia.
  • Hepar sulph: quando a tosse é causada por uma infecção (geralmente bronquite), com presença de pieira, falta de ar e fraqueza. Apresenta-se com febre.
  • Sulphur: a tosse é com expectoração e produz escarros de aparência suja, espessos e de cor amarela esverdeada. Este remédio é útil em condições crónicas.

 

Importante: se a tosse durar por mais do que 10 dias ou for acompanhada com febre, dificuldade de respiração, lábios azuis ou roxos, tonturas e dificuldades para falar, deve procurar cuidados médicos imediatamente.

Como sempre, recomendamos que consulte o seu médico ou profissional de saúde competente. A informação deste artigo tem uma função unicamente informativa.

Foto por tranchis no Foter.com / CC BY-NC-SA

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.