Sabia que se não escovar devidamente os dentes, pode aumentar o risco de morte prematura por cancro? Segundo alguns investigadores, foi encontrada uma relação entre os níveis altos da placa dentária e a morte por cancro, 13 anos antes do que seria normal. As pessoas com maior quantidade de bactérias na superfície dos dentes e nas gengivas terão inclusivamente um risco 80% maior de morte prematura.
Os investigadores dizem que a infecção e a inflamação têm um papel muito importante em diferentes tipos de cancro. A doença das gengivas causa mau hálito, sangramento e, se não for tratada, causa também caries, o que pode provocar a queda de dentes, após a instalação da placa dentária entre os dentes e as gengivas. A placa dentária está relacionada com problemas de saúde crónicos, incluindo mesmo doenças relacionadas com o coração.
Ainda assim, os investigadores suecos por trás deste estudo admitiram que as suas investigações não provam inequivocamente uma relação directa entre cancro e placa dentaria. A má higiene oral pode ser um indicador de outros estilos de vida associados ao cancro. O estudo foi realizado com 1.390 adultos seleccionados à sorte em Estocolmo desde 1985.
Todos os participantes tinham entre 30 e 40 anos quando entraram neste estudo. A sua higiene bucal também foi avaliada para determinar os seus níveis de placa dentária e de sarro, as doenças das gengivas e perda de dentes. Nenhum tinha uma doença das gengivas aberta, mas todos tinham diferentes níveis de placa nos dentes na superfície das gengivas.