meditação

A meditação ajuda a ser mais inteligente?

meditaçãoA meditação tem vindo a ficar cada vez mais na moda. É já uma prática que conquistou milhões de pessoas um pouco por todo o mundo e que segundo os cientistas pode ter benefícios incríveis para o cérebro e para a inteligência.

Mas quais são afinal os benefícios da meditação? E como é que esta disciplina nos pode ajudar exatamente? Segundo um grupo de investigadores do Hospital St. Olav em Trondheim, Noruega, a meditação é muito mais do que uma técnica de relaxamento para reduzir o stress e a ansiedade. A meditação é um estimulante poderoso para a inteligência. Vamos saber qual a razão.

 

O cérebro processa mais pensamentos

Com a ajuda de um scanner de ressonância magnética e de um grupo de voluntários, os investigadores conseguiram descobrir que a parte do cérebro encarregue do processamento de pensamentos e sentimentos auto-relacionados, está muito mais ativa durante a meditação do que quando estamos simplesmente a descansar.

O que isso significa? Significa que o nosso cérebro processa mais pensamentos e sentimentos durante a meditação do que quando estamos relaxados. Assim e deixando de lado a parte religiosa, a meditação é uma técnica extremamente recomendável para todo o tipo de pessoas.

 

Muito mais do que simples relaxamento

A meditação é uma disciplina que nos permite concentrar o relaxamento e a respiração, ajudando-nos a reduzir o stress, embora os seus benefícios, tal como demonstraram os investigadores depois da análise dos processos que têm lugar no cérebro, vão muito para além disso.

A conclusão que se depreende deste estudo é que a meditação é um processo muito mais efetivo do que tentar concentrar-nos nos nossos pensamentos. A conclusão retirada pelos investigadores do Hospital norueguês St. Olav em Trondheim é que a mente divaga mais durante a meditação do que quando nos tentamos concentrar.

Consequentemente, os investigadores sugerem que a meditação poderia tornar-nos mais inteligentes devido ao facto da atividade cerebral se intensificar durante esta prática. Está de acordo?

É preciso começar a meditar para testar estas teoria…

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.