Luz azul nas ruas em vez de branco, laranja ou amarelo pode reduzir significativamente o número de suicídios e crimes. Embora os estudos científicos ainda sejam insuficientes para confirmar isso, várias cidades pelo mundo decidiram já testar esta medida.
No Japão, uma conceituada empresa começou a instalar vários painéis, para projeção de luz LED azul na sua plataforma, de modo a desencorajar as pessoas que normalmente aí tentavam suicídio. De acordo com seus representantes a medida deu resultado e fez com que a taxa de suicídios anual cometidos a partir daquela local caísse cerca de 20%.
Na cidade de Glasgow (Escócia), nas ruas iluminadas de azul – uma medida adoptada há alguns anos pelos representantes locais em algumas ruas daquela cidade -, gerou uma queda de 9% nos crimes cometidos nessas áreas em relação ao resto da cidade.
Apesar destes resultados, Tsuneo Suzuki, professor da Universidade de Keio (Japão), disse que, embora os estudos científicos demonstrem que a cor azul tem um efeito calmante sobre as pessoas, isso não quer dizer que pode impedir alguém de cometer um homicídio ou suicídio. Para se chegar a essa conclusão ainda é necessário muitos mais estudos.