Rica Saude

A Dieta Macrobiótica

Muitos e muitas de nós andamos numa roda-viva para conseguir combater os quilinhos a mais e mandar embora aquela barriguinha incomoda. Neste artigo vou explicar-lhe como pode conseguir tudo isso e muito mais. O truque é seguir a dieta macrobiótica. No entanto, desengane-se se acha que esta é uma simples dieta.
dieta macrobiotica

O que é a dieta macrobiótica?

A palavra macrobiótica é uma palavra que deriva do grego macro (grande) e bio (vida). Esta é uma filosofia que se baseia num estilo de vida alternativo (teoria Yin Yang) que tem como objetivo alcançar o equilíbrio, em todos os aspetos da vida.

Filosofia Yin e Yang

O Yin e o Yang são duas forças opostas. O Yin é o lado flexível, frio e doce. O Yang é o lado quente, forte, salgado e dinâmico. O objetivo da macrobiótica é equilibrá-los para promover um modo de vida saudável ao nível da saúde e do bem-estar.
Segundo esta filosofia Yin e Yang as pessoas podem ser influenciadas pelos alimentos que consomem. As pessoas que fazem uma alimentação ricas em alimentos Yang podem adquirir ter agressivo, impaciente, dominador. Por seu lado, as pessoas se alimentam em demasia com produtos Yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes ou com um comportamento relaxado.
A dieta macrobiótica não é apenas uma dieta, mas sim um estilo de vida.

Como fazer?

A dieta macrobiótica é baseada numa alimentação rica em cereais integrais, leguminosas, legumes e frutas. Tendo sempre o cuidado de haver um equilíbrio entre os já referidos elementos Yin e Yang.
O objetivo desta dieta é que, aos poucos e poucos, vá retirando do seu plano alimentar produtos de origem animal. Este processo deve ser feito lentamente até que chegue a um ponto em que o seu organismo já não sentirá falta desse tipo de produtos. Deve também excluir alimentos congelados, enlatados e processados.

Alimentos permitidos vs alimentos proibidos

De forma a alcançar o equilíbrio entre o Yin e o Yang existem alguns alimentos que podem ser consumidos e outros que devem ser eliminados do seu plano alimentar.

Alimentos permitidos:

Alimentos proibidos:

Uma das maiores vantagens deste tipo de alimentação é o consumo elevado de fibras, o que ajuda na prevenção de diversas doenças e contribui para o bom funcionamento do intestino.
A dieta macrobiótica é uma dieta bastante exigente que exige muito esforço e dedicação. Esta dieta deve ser implementada gradualmente para que o seu corpo se habitue às mudanças. Em caso de duvida consulte um nutricionista.
Exit mobile version