Os apreciadores da cerveja podem estar contentes porque segundo um estudo realizado pelo Hospital Clinic em Barcelona, as pessoas que consumem cerveja de forma responsável têm menores riscos de vir a sofrer de diabetes e hipertensão.
Mas há duas questões que se impõem: Qual a quantidade de cerveja que se pode beber? E que benefícios tem a cerveja para a saúde? O estudo “cerveja, dieta mediterrânica e doença cardiovascular” revela-nos alguns detalhes curiosos. Depois de conhecer este relatório, a cerveja nunca terá assentado tão bem.
Tabela de Conteúdos
A dieta mediterrânica
Para chegar a estas conclusões, os investigadores analisaram a dieta de mais de 7.000 participantes de diferentes pontos de Espanha. Segundo os especialistas, o consumo de cerveja na dieta mediterrânica tradicional permite reduzir até 30% os riscos de vir a sofrer de doenças cardiovasculares, em pacientes que fazem parte de um grupo de risco.
Duas cervejas por dia
E quanta cerveja se pode beber? Segundo os especialistas em saúde e nutrição, a quantidade mais recomendável e seria entre duas a três cervejas por dia para os homens, e uma ou duas para as mulheres. Naturalmente que a bebida deve ser acompanhada de uma dieta saudável e equilibrada, composta por frutas, verduras, carne, peixe, legumes, produtos lácteos, etc.
E porque é tão saudável esta bebida fermentada? Porque a cerveja tem um alto conteúdo de nutrientes que procedem dos seus ingredientes naturais, como a água, a cevada e o lúpulo.
Antioxidante, minerais…
Com tantos nutrientes, minerais, fibras e vitaminas do grupo B, não é de estranhar que muitos especialistas incluam esta bebida com parte de uma dieta equilibrada. Com efeito, o relatório elaborado pelo Hospital Clinic de Barcelona recomenda a inclusão da cerveja numa dieta equilibrada, devido ao seu poder antioxidante e às vitaminas, o que torna esta bebida num grande aliado contra algumas doenças cardiovasculares.
E agora apetece-lhe desfrutar de uma boa cerveja fresca? Mas atenção, beba com moderação.
Alessandro
Fevereiro 5, 2016Que bom, agora vou ter desculpas pra continuar com minhas três cervejas diárias.