Em plena época de gripe é sempre melhor prevenir do que remediar. Saiba quais são segredos sobre a gripe que os médicos nunca lhe dizem.
-
Tabela de Conteúdos
Pode adoecer com gripe, mesmo depois de se ter vacinado
Os Centros para o Controlo e Prevenção de Doenças estimam que a vacina contra a gripe tem uma taxa efectiva de proteção entre 70% a 90%, pelo que é possível ficar-se doente mesmo depois de nos vacinamos.
O primeiro facto com influência é o estado imunitário de quem se vacina e o segundo factor é a semelhança entre as estirpes de vírus da gripe incluídos na vacina.
-
Pode contagiar os outros com gripe, mesmo ainda antes de saber que está doente
A maioria dos adultos saudáveis pode infectar as outras pessoas com o vírus da gripe 1 dia antes de desenvolver sintomas, e 5 a 7 dias após terem ficado doentes.
-
Pode pedir vacinas contra a gripe sem mercúrio
O timerosal, um conservante à base de mercúrio, é utilizado nas vacinas há muitos anos. Embora se tenha demonstrado que os baixos níveis de timerosal não causam danos, já não é usado nas vacinas para crianças, e pode pedir a sua sem timerosal.
-
O vírus da gripe pode viajar até quase 2 metros de distância
Se alguém estiver doente próximo de si, tente manter alguma distância porque o vírus da gripe pode viajar até quase dois metros!
-
Há uma forma correta de lavar as mãos
A forma mais eficaz de prevenir a gripe é lavando as mãos. O CDC dos Estados Unidos recomenda o uso de água morna e sabão, esfregando as mãos durante 15 a 20 segundos e usando toalhas de papel ou um secador a ar.
-
A vacina contra a gripe pode vir sem agulha
A FDA nos Estados Unidos aprovou um injector sem agulha para aplicar a vacina contra a gripe. É um aerossol nasal.
-
Alguns remédios caseiros funcionam realmente
Segundo a Clínica Mayo, a sopa de galinha atua como um anti-inflamatório e alivia temporariamente a congestão. Também se recomenda fazer gargarejos com água salgada três vezes ao dia e respirar o vapor de um duche quente.
-
Alguns aerossóis nasais podem ser viciantes
Alguns aerossóis nasais do tipo vasoconstritores causam congestão, e fazem com que seja necessário continuar a usá-los para aliviar a congestão nasal. Como alternativa, use aerossóis à base de solução salina para ajudar a manter os canais nasais limpos.
Fonte: Everyday Health