cascas dos citrinos

7 Usos Interessantes Para as Cascas dos Citrinos

cascas dos citrinosSabia que a casca dos citrinos pode ser bastante útil em utilizada em muitas coisas? Os citrinos têm na sua pele um poder incrível que costumamos desperdiçar. Na sua pele existe uma grande quantidade de óleos essenciais e flavonóides (que têm um grande poder antioxidante).
Neste artigo vamos conhecer os usos mais interessantes para tirar partido da casca das laranjas, tangerinas, toranjas, limas e limões.

Tabela de Conteúdos

Dar sabor

A casca ralada dos limões e das laranjas é utilizada tradicionalmente para dar sabor a sobremesas e doces, bem como a algumas bebidas. A casca ralada da lima também pode servir para melhorar o sabor de algumas bebidas e sobremesas.
Também pode adicionar um pouco de casca de qualquer citrino aos seus batidos verdes para aproveitar todas as suas propriedades e dar-lhes mais sabor.

Ambientador para o lar

Ponha água a ferver numa panela e junte as cascas dos citrinos. Deixe cozer em fogo brando. Os óleos naturais das peles dos citrinos sairão e o seu aroma vai-se começar a notar no ambiente. Pode juntar uns palitos de canela e/ou um pouco de cravo-da-índia para conseguir um perfume mais intenso.

Neutralizador de odores no frigorífico e lava-loiça

Um limão aberto no frigorífico ajuda a neutralizar possíveis odores dos alimentos no seu interior. As cascas de qualquer citrino podem ter um efeito parecido sem desaproveitar a fruta.
A casca dos citrinos serve também para neutralizar possíveis odores do lava-loiça. Coloque a casca na bandeja superior e substitua a cada 3 ou 4 usos.

Limpeza doméstica

As cascas de citrinos são um excelente ingrediente para fazer produtos de limpeza caseiros e naturais. Para fazer um produto de limpeza eficaz, cubra as cascas com vinagre durante 8-15 dias. Passado este tempo, coe o líquido e misture meio por meio com água. Vai ter um produto de limpeza para o chão (incluindo chão de parquet e madeira) espectacular e eficiente.

Limpar mesas de cozinha

As mesas de cozinha, especialmente as de madeira, devem estar bem limpas para garantir a sua higiene. Uma forma de as manter limpas e sem odores é esfregando-as com cascas de citrinos (com a parte colorida), enxaguando-as e deixando depois secar ao sol. Esta acção tem também um importante poder desinfectante.

Cascas em pó

As cascas de citrinos em pó podem ser usadas para adicionar a cosméticos caseiros, chocolate, bebidas, assados, muesli, chás e infusões, kefir, etc. Podem mesmo servir para adicionar à água da banheira. Vai precisar da pele de qualquer citrino, vinagre de maçã ou kombucha e água para fazer este pó.
  • Deixe de molho a pele do citrino numa solução de água e vinagre ou kombucha (uma colher por cada meio litro de água).
  • Meta as cascas no forno na parte mais baixa e deixe secar a baixa temperatura.
  • Quando a casca estiver complemente seca desfaça-a em pó com um robot de cozinha.

Cascas cristalizadas

Com as cascas dos citrinos pode fazer doces naturais deliciosos. Pode fazê-los da seguinte forma:
  • Corte a casca em tiras finas. Procure eliminar primeiro a parte branca. De seguida cubra-as com água numa panela e deixe que fervam (basta 30 segundos). Escorra e enxagúe com água fria. Repita esta operação mais duas vezes.
  • Coloque uma chávena de água e outra de açúcar numa panela. Deixe ferver a média temperatura e vá mexendo para que o açúcar se misture. Adicione as cascas e deixe ferver. Deixe o lume a média temperatura e deixe cozer durante uma hora.
  • Escorra o líquido num recipiente e guarde (é um xarope delicioso que pode usar nas bebidas ou para fazer sobremesas). Passe as cascas por açúcar fino e deixe secar.
2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.