Hipercolesterolemia

As 7 Principais Causas da Hipercolesterolemia

HipercolesterolemiaO colesterol é uma substância fundamental para o funcionamento de nosso corpo. Contudo, quando ocorrem alterações nos seus níveis sanguíneos, ele transformar-se num inimigo silencioso, que necessita ser combatido, sob a pena dos pacientes poderem ter complicações cardiovasculares. O colesterol é produzido no organismo, mas é também ingerido através da alimentação de origem animal.
O tratamento desta alteração hormonal é essencial para que o problema não escale para um nível perigoso que pode mesmo colocar em risco a vida dos pacientes. Quando os níveis de colesterol LDL estão muito elevados, ocorre acumulação desta substâncias nas paredes das artérias, sob a forma de placas que causa uma verdadeira obstrução.
Na maior parte dos casos, os índices de colesterol altos estão associados a hábitos de vida pouco saudáveis e são reversíveis. No entanto, existem também fatores hereditários que não podem ser desconsiderados e que carecem de uma atenção especial.
Independentemente da origem de uma taxa de colesterol sanguíneo elevada, a primeira linha de tratamento passa por mudanças de estilo de vida, nomeadamente alterações na dieta e na prática de atividade física. Segue-se o tratamento medicamentoso, quando necessário.
Conheça um pouco mais aprofundadamente as causas do colesterol alto neste artigo!

Tabela de Conteúdos

Dieta pobre – a nossa saúde é aquilo que comemos

Comer gordura saturada, presente em produtos de origem animal, e gorduras trans, encontrada em alguns biscoitos e bolachas processados industrialmente, pode aumentar o seu nível de colesterol. Alimentos que são ricos em colesterol, como carne vermelha e gordura total de produtos lácteos, também irá aumentar o seu colesterol total.
No entanto, cada vez mais se acredita que existe uma relação direta entre o colesterol e peso acima da média e não tanto relacionada aos alimentos ingeridos por si só. Quer isso dizer que, uma pessoa com um peso muito acima do ideal, tem maior probabilidade de possuir níveis altos de colesterol do que uma pessoa magra, que consuma alimentos com elevadas quantidade de colesterol “mau”.

Obesidade

A obesidade pode ser medida através do índice de massa corporal (IMC). Valores de IMC acima de 30 representam uma elevada probabilidade de a pessoa apresentar níveis de colesterol altos.

Grande circunferência da cintura

Homens com uma circunferência da cintura de pelo menos 40 centímetros ou uma mulher com uma circunferência da cintura de pelo menos 35 centímetros têm grandes probabilidades de ter exames de colesterol alterados. Nos últimos anos, a investigação tem vindo a demonstrar que mais importante do que o peso global do indivíduo, são as medidas abdominais. Quando a gordura se concentra nesta região do corpo, todos os órgãos são afetados, desde o coração ao fígado. Por isso atenção a essa barriguinha mais pronunciada, ela não é inofensiva.

Falta de exercício físico

A atividade física a par com uma dieta saudável e equilibrada, ajuda a regular o peso e em particular a gordura abdominal. Não obstante, existe uma correlação direta entre a prática de exercício físico, aumento do colesterol HDL (“bom”) e a diminuição de colesterol LDL (“mau”).

Tabagismo

Fumar já não está na moda! O glamour de outros tempos atribuído a este terrível vício já não sobrepõe os seus malefícios para a saúde. Existe uma relação extremamente significativa entre o fumo e subsequentes danos provocados nas paredes dos vasos sanguíneos, onde inevitavelmente se irão acumular depósitos de gordura.

Diabetes

Cientistas demonstraram que altos níveis de açúcar no sangue contribuem para o desiquilíbrio entre colesterol “bom” e “mau” no sangue.

Hereditariedade

Fique atento ao seu histórico familiar de colesterol. No entanto, saiba que mesmo neste caso existem várias alternativas para manter os níveis dentro da normalidade e viver uma vida perfeitamente comum. O tratamento medicamentoso pode ser uma importante ajuda nestes casos.
Informação proveniente de artigos nas páginas:
Wikipedia – Colesterol
EuroClinix – Colesterol Alto
WebMed – High Cholesterol Causes
Mayo Clinic – High Blood Cholesterol Symptoms and Causes
Associação hipercolesterolemia familiar – Causas sintomas e tratamentos da hipercolesterolemia
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.