Hoje em dia estão na moda os chamados superalimentos como é o caso da spirulina, da quinoa ou das sementes de chia porque são bastante ricos em nutrientes e têm poucas calorias. No entanto, há uma série de alimentos que sempre tivemos na cozinha e que também são bastante saudáveis e excelentes para ajudar a manter uma boa saúde e a linha.
Por essa razão, não perca o nosso artigo de hoje com estes 5 superalimentos comuns e conhecidos por todos e, que pode facilmente juntar à sua dieta diária porque têm propriedades muito saudáveis para o seu organismo.
Tabela de Conteúdos
Azeite
O azeite é a pedra angular da saudável dieta mediterrânica, pelo que não pode (nem deve) faltar no seu menu diário. São imensos os benefícios do consumo de azeite para o organismo. Por exemplo, o seu consumo habitual ajuda (entre outras coisas) a fortalecer o sistema cardiovascular.
É preciso não esquecer que se trata de uma gordura saudável e com imensas propriedades antioxidantes para a pele. O único problema é que se trata de um alimento com muitas calorias, pelo que não devemos abusar no seu consumo.
Amêndoas
Este maravilhoso fruto seco é ideal para ser consumido a meio da manhã ou da tarde para saciar o apetite. Para além disso ainda fornece imensos nutrientes ao organismo.
É importante consumir as amêndoas cruas porque quando são tostadas perdem muitas das suas propriedades.
O seu consumo habitual ajuda a tratar a obesidade e fortalece o sistema cerebral e cognitivo.
Mas para além das amêndoas, também deve consumir outros frutos secos, como por exemplo nozes e avelãs porque são bastante ricos em nutrientes e gorduras saudáveis.
Aveia
Nos últimos anos tem estado na moda a aveia. Não há nada melhor do que começar o dia com um bom pequeno-almoço à base de aveia, frutos secos e iogurte.
Por ser rica em fibra é excelente para acalmar a fome. Para além disso, os seus nutrientes vão-lhe fornecer a energia necessária para poder enfrentar o ritmo diário sem problemas.
Maçã
A maçã é uma fruta que se destaca antes de mais por ser muito rica em fibras. Por essa razão, se comer uma maçã a meio da manhã irá saciar o apetite e não vai andar a comer coisas pouco saudáveis entre as refeições.
Para além disso, a maçã é uma excelente fonte de antioxidantes e ajuda a prevenir doenças como a diabetes ou o cancro e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.
Limão
Tal como acontece com o resto dos citrinos, também o limão é um alimento rico em vitamina C e que ajuda a prevenir infecções e doenças tão comuns nesta época como os resfriados e as gripes.
O limão é também rico em minerais como o cálcio e o magnésio. Não há nada melhor do que levantar de manhã e tomar um copo de água com umas gotas de limão em jejum para activar o metabolismo e ajudar a queimar mais gordura.
Estes são 5 superalimentos que certamente tem na sua cozinha e que talvez não soubesse que eram tão bons para a saúde. Não tenha dúvidas em adicioná-los à sua dieta diária. É importante aproveitar ao máximo as suas maravilhosas propriedades e ter uma saúde de ferro. Para do mais, ajudam a modelar o corpo, sobretudo agora que chega o bom tempo e que as temperaturas estão a começar a subir.