Rica Saude

5 Dicas Para Quem Quer Fazer Dieta Para Emagrecer

Dieta Para Emagrecer
Quem quer perder peso, pensa logo em fazer dieta para emagrecer. Muitas vezes sem o mínimo bom senso, o que acaba por se transformar num processo de sofrimento e onde os resultados frequentemente não são os esperados.
Antes de deixar aqui essas 5 dicas, fique bem atento ao que aparece na mídia, pois muitas celebridades gostam de informar que estão a fazer dieta para emagrecer somente pelo fato de poder ter a sua própria dieta. Muitas prometem milagres, mas o mais importante para quem quer perder peso e ficar em boa forma é entender como funciona o organismo. Se não sabemos como funciona o corpo humano, como podemos querer emagrecer com saúde? Veja agora algumas dicas para perder peso que tentam desmistificar alguns mitos do emagrecimento.

1 – Comer Menos Engorda Mais

Se ao longo do dia a pessoa fica longos períodos sem comer, ficando com sensação de fome, o metabolismo para contrabalançar, desacelera. Dessa forma o corpo tende a guardar mais energia para passar por outros momentos de “fome” no futuro.
Outro factor importante é que se a pessoa comer muito pouco durante uma refeição, provavelmente chegará à próxima refeição com muito mais fome e acabará por comer mais do que deveria. Caso resista, ficará com fome e a dieta se tornará insuportável.

2 – Poucas Calorias Diárias, Bom o Mau?

Há um consenso que a redução de calorias diárias faz a pessoa perder peso. Mas um consumo calórico muito abaixo do normal, além de emagrecer fará a pessoa ter uma redução considerável de ingestão de nutrientes importantes para o perfeito funcionamento do organismo.
Fazer dietas para emagrecer requer o mínimo de equilíbrio. Muitas dietas radicais se baseiam na simples restrição de determinados grupos de alimentos, como por exemplo carboidratos, gorduras ou proteínas.
Se a restrição alimentar for demasiada, o resultado pode ser prejudicial. Unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, mal estar, fraqueza, etc.

3 – Perder Muito Peso Em Pouco Tempo Aumenta a Gordura do Corpo

Fazer dieta para emagrecer muitos quilos em pouco tempo não é boa ideia e geralmente não é algo duradouro, pois a pessoa acaba por ganhar peso novamente, e às vezes, muito mais rapidamente. Isto é conhecido como o “Efeito Sanfona” e onde as dietas radicais têm papel preponderante.
A perda de peso nestes casos costuma ocorrer em função da redução de massa magra ou pela diminuição de água, o que faz a pessoa “desinchar”.
Essas dietas rápidas normalmente não fazem a pessoa perder gordura, o que não é a melhor forma de perder peso. Algumas mulheres, antes de determinados eventos como casamentos, festas importantes, etc. costumam fazer essas dietas rápidas e radicais para poderem perder 2 ou 3kg. Pode ser uma solução temporária para poder “entrar no vestido”, mas se considerarmos os resultados a longo prazo, essas dietas não são eficazes.
O que pode acontecer quando se utiliza uma dieta radical, é que a pessoa tende a recuperar o peso perdido, e dessa forma ganhando mais gordura.

4 – Fazer Dieta Para Emagrecer à Base de Um Único Alimento

Como já foi dito anteriormente, deixar de comer determinados alimentos pertencentes a grupos alimentares distintos não é boa ideia, pois além de serem prejudiciais ao organismo, podem se tornar monótonas e difíceis de seguir.
Muitas pessoas para compensar determinada perda nutricional em função da exclusão alimentar, acaba por optar por suplementos alimentares, shakes ou batidos, mas isso mais uma vez torna a dieta monótona e com o tempo fica quase impossível segui-la.

5 – Tenha a Meta Ideal Para Perder Peso

Metas irreais são difíceis e consequentemente frustrantes. Isto ocorre principalmente com as mulheres, pois colocam os seus objectivos de perda de peso muito elevados para um curto espaço de tempo. Elas muitas vezes pensam: “quero ter o corpo daquela modelo” ou “daquela actriz”. E querem tudo isso para “ontem”.
É claro que “ontem” já passou e o “amanhã” poderá não ser o dia depois de “hoje”. Emagrecer requer tempo e dedicação. Uma boa meta para perder peso é importante para que a pessoa ao invés de desanimar, fique cada vez mais motivada para seguir a risca a dieta. Fazendo uma analogia ao futebol, o importante é estar na liderança do campeonato ao fim da última rodada. Não adianta ter uma enorme vantagem no início do campeonato, se no final perder fôlego e se deixar ultrapassar por quem vem numa velocidade constante.

Conclusão: Como Emagrecer Com Saúde?

A dieta que realmente funciona sem prejudicar a saúde é aquela que tem por base uma alimentação saudável e balanceada, que contenha todos os grupos alimentares. Para que você não sinta dificuldade em fazer dieta para emagrecer, é importante respeitar os seus hábitos e preferências. Fazer exercícios regularmente também é fundamental neste processo, além de servir como um contra-peso no caso de você eventualmente abusar um pouco mais da comida.
Exit mobile version