Na hora de comer, não basta ingerir alguns alimentos para ficar bem nutrido. Há determinadas regras que devem ser seguidas de modo que a sua alimentação seja saudável, equilibrada, e que vá de encontro às necessidades do seu organismo. Uma das lições mais importantes na escolha das refeições é como combinar os alimentos. Na realidade, cada alimento tem um período de digestão diferente, e como tal, caso se misturem ambos na mesma refeição, isso trará problemas ao seu sistema digestivo, deixando de ser eficiente. E se a digestão deixar de ser eficaz, isso fará com que haja partículas de alimentos que não sejam absorvidos, acabando por fermentar e apodrecer no tubo digestivo, criando gases que podem ser tóxicos e provocar vários problemas.
Existem muitas combinações de alimentos que não funcionam, sendo que cada pessoa tem uma sensibilidade diferente. Dessa forma, além das cinco combinações de alimentos que não deve fazer que apresentamos de seguida, há outras que podem criar-lhe problemas. O segredo é saber ouvir o corpo e perceber quais as combinações que lhe trazem problemas digestivos. Depois de identificadas essas combinações, tem apenas de evitá-las. Conheça de seguida 5 combinações de alimentos que deve evitar.
Tabela de Conteúdos
Proteína animal e amido
Combinações como uma sandes de peru, frango com batatas ou carne com massa não são benéficas, já que os vários sucos digestivos irão anular-se, resultando na fermentação do amido (hidrato de carbono) e no apodrecimento das proteínas. Isto irá provocar o desenvolvimento de gases. Já se juntar proteínas vegetais, como o feijão, o efeito já será benéfico.
Duas fontes diferentes de proteínas
Cada refeição deve ter apenas uma fonte de proteínas. Dessa forma, combinações como carne e peixe, bacon e ovos, ou iogurte e avelãs, devem ser evitadas. Várias fontes de proteínas demoram mais tempo a ser digeridas, dificultando o processo digestivo e gastando demasiada energia. Dessa forma, não coma proteínas em excesso, e evite juntar vários alimentos proteicos juntos.
Beber à refeição
Beber água, sumos ou chás à refeição, pode ter um efeito negativo no funcionamento da digestão. Qualquer líquido que é ingerido irá diluir as enzimas no estômago, o que provoca uma capacidade menor em digerir os alimentos sólidos.
Fruta durante ou após as refeições
Se combinar alimentos demasiado rápidos a digerir, como as frutas, com outros demasiado lentos, como carne, grãos, entre outros, isso resultará que a digestão acabará por ser mais lenta do que deveria para os alimentos de rápida digestão, provocando a sua fermentação, e consequente formação de gases e inchaços. Além disso, ao combinar a fruta com hidratos de carbono ou proteínas, estará a retirar parte das suas propriedades. Dessa forma, deve comer fruta pelo menos meia hora antes de uma refeição, ou 3 horas após.
Grandes quantidades de gorduras e proteínas
A gordura dos alimentos é digerida pela bílis. No entanto, a ação deste suco digestivo pode ser penalizado se houver misturas com grandes quantidades de outros sucos digestivos. Assim, se ingerir grandes quantidades de gordura com proteínas, a digestão fica mais lenta. Dessa forma, ao cozinhar proteínas, deve usar pouca gordura.