Hoje vamos dar a conhecer 25 dicas para perder peso facilmente e sem sofrimentos. Algumas certamente que já conhece, mas há outras que poderão ser uma surpresa para si.
Comer determinados alimentos, mudar a forma de comer ou evitar determinadas combinações irá permitir perder peso de forma saudável e permanente, evitando problemas de saúde ou que volte a engordar passado pouco tempo.
25 Dicas para perder peso:
- Mastigar bem os alimentos para facilitar a digestão e para que fiquemos bem saciados, já que é sabido que temos fome durante 15 ou 20 minutos.
- Beber água fora das refeições, para ajudar o corpo a eliminar as toxinas. Se bebermos um copo de água antes de começarmos a comer, também conseguiremos não ter tanta ansiedade à hora da refeição.
- Comer alimentos ricos em fibras: frutas, frutos secos, verduras, arroz integral, etc. A fibra é muito saudável e ajuda-nos a eliminar o que o corpo não precisa.
- Evite o açúcar branco e substitua-o por stevia, que não tem calorias. Devemos ter cuidado também com alimentos ou bebidas que escondem grandes quantidades de açúcar, como a pastelaria ou as bebidas com gás.
- Beber infusões como o chá verde ou o chá vermelho, que ajudam a queimar gordura e a evitar a retenção de líquidos.
- Evitar o sal, que provoca retenção de líquidos. Deve ser consumido em pequenas quantidades, usando também especiarias, alho, limão, vinagre e cebola para temperar a comida.
- Tomar um pequeno-almoço (café da manhã) completo e saudável ajuda a ter energia durante todo o dia e a não andar a comer snacks entre as refeições. Deve haver fruta, iogurte, tostas, batidos, frutos secos, etc.
- Fazer jantares ligeiros, já que o que comemos a partir das 8 da noite já não é queimado pelo organismo e é prejudicial para o fígado, pode provocar insónias, prisão de ventre, etc.
- Coma fruta ao lanche, pois é rica em fibras e agua, baixa em calorias e muito saciante.
- Comer fruta e frutos secos em pequenas quantidades para evitar a prisão de ventre. Embora sejam muito calóricas, podemos comer um punhado por dia.
- Comer habitualmente purés de verduras, que são muito saciantes e saudáveis. Pode ainda adicionar algas, que aumentam a saciedade e têm muitos minerais.
- Não fazer dietas com poucas calorias ou ricas em proteínas, pois podem ser prejudiciais para a nossa saúde e têm um efeito ioiô ao fim de pouco tempo. É preciso encontrar o equilíbrio entre frutas e vegetais, cereais, legumes, proteínas de origem animal, etc.
- Comer ananás e papaia em jejum, já que ambas ajudam a eliminar os líquidos e a limpar o organismo.
- Não comer alimentos fritos ou pré-cozinhados, já que têm grandes doses de gorduras pouco saudáveis. Se não tiver alternativa coma pouca quantidade, e se possível combinando com saladas ou verduras e um chá para ajudar a digerir.
- Não abusar de nenhum alimento, especialmente daqueles que sabemos não nos fazer bem, mas deve-se também evitar “a dieta da alcachofa”, “a dieta da pêra”, etc. Cada alimento tem os seus próprios benefícios e o ideal será ser comido moderadamente.
- Tente preparar a sua própria comida e evite comer fora de casa, que costuma ser mais calórica e menos saudável.
- Não coma em frente ao televisor, falando demasiado ou com preocupações, já que assim costuma-se comer mais quantidade do que seria necessário e pode provocar más digestões.
- Nunca se deixe ficar enfartado com demasiada comida. Deixe um pouco de sensação de fome que desaparecerá ao cabo de alguns minutos.
- Não coma sobremesas às refeições. O melhor será comer os doces muito esporadicamente e fora das refeições. Assim são melhores digeridas e terão mais sabor.
- Não comer fruta à sobremesa pois dificulta a digestão. Será melhor comê-la a meio da manhã ou a meio da tarde. Se possível escolha maçãs ou pêras, que são consideradas neutras.
- Tomar ginseng durante um par de semanas ajuda a activar o metabolismo e a queimar mais calorias.
- Não abusar das farinhas nem dos produtos lácteos, pois há muitas pessoas que não os digerem bem e isso provoca depósitos de gordura no corpo.
- Fazer exercício regularmente, pelo menos três vezes por semana.
- Acostume-se a subir as escadas em vez de usar o elevador é uma forma fácil de fazer exercício todos os dias.
- Não dar tanta importância à comida, desfrutar dela com serenidade. É importante comer de forma saudável, mas se isso se tornar numa obsessão irá afectar o seu equilíbrio e será muito mais difícil conseguir atingir o peso ideal.