água de jamaica

15 Benefícios do Chá de Hibisco para Proteger a sua Saúde

Entre os muito benefícios que o chá de hibisco pode trazer para o nosso organismo, podemos destacar os seguintes: estimula o sistema imunitário, ajuda a perder peso, protege o fígado e é um potente anti-microbiano.
A palavra hibisco provém do grego ibiskos, que significa “forma de malva”. É uma planta com uma flor de cor avermelhada. Pertence à família da espécie malvaceae. Pode surgir em zonas temperadas, tropicais e subtropicais, em grande parte do mundo.
Mas como é consumida? Da planta utiliza-se apenas a flor, a qual deve ser seca, e depois misturada com água quente para fazer o chamado “Chá de Hibisco”. Esta bebida é também conhecida como “Água de Jamaica”.
Esta infusão feita com sépalas (peças constituintes da flor, situando-se no verticilo mais externo desta) de múltiplos tipos de hibisco, sendo uma tisana que é tomada fria ou quente em vários países. Com sabor parecido aos mirtilos, este líquido curativo é usado há muitos séculos. Tem muitas propriedades medicinais, que vamos conhecer se seguida.

água de jamaica16 propriedades curativas do chá de hibisco que protegem a sua saúde

1- Estimula o sistema imunitário

Dada a grande quantidade de vitamina C presente no chá de hibisco, os especialistas acham que ajuda a melhorar o nosso sistema imunitário.
Ao mesmo tempo, pode prevenir constipações e gripes. Dado que tem a capacidade de reduzir a temperatura corporal, esta bebida ajuda as pessoas que têm febre.

2- Aumenta a energia corporal

Se precisa de recuperar forças após um exercício físico prolongado, ou chega esgotado do seu trabalho, então será boa ideia beber um pouco de chá de hibisco para repor as energias do organismo.
Isto acontece porque à medida que os antioxidantes do hibisco são absorvidos pelo nosso corpo, isso vai ajudando a reparar os danos provocados pelos radicais livres, o que faz subir naturalmente os níveis energéticos.

3- Mantém o equilíbrio de fluídos

A flor do hibisco tem extractos que podem ajudar a manter o equilíbrio dos líquidos do corpo, segundo refere a medicina ayurveda hindu.
É ainda usada como cura para a retenção excessiva de líquidos no organismo.

4- Reduz os níveis de colesterol

Um dado curioso mencionado neste artigo, refere que os antioxidantes presentes no hibisco são muito parecidos com os encontrados no vinho tinto.
Em consequência, estes componentes ajudam a manter o coração saudável e a manter baixos os níveis de colesterol mau no corpo.

5- Combate o envelhecimento e a menopausa

Esta flor pode ter propriedades que podem ser interessantes, sobretudo para as mulheres. E porquê? Porque contém antioxidantes essenciais para lutar contra os sinais do envelhecimento.
Por outro lado, o chá de hibisco ajuda também a acalmar os sintomas da menopausa, a qual provoca um desequilíbrio hormonal no corpo, um problema que esta infusão ajuda a regular.

6- Beneficia a saúde capilar

As propriedades medicinais do hibisco não acabam aqui. Dado que tem vitamina C e minerais, como o composto polifenol, esta bebida tem características anti-inflamatórias.
O chá de hibisco pode reparar a perda de cabelo. Para aplicar o tratamento, as flores são secas e reduzidas a pó fino. De seguida mistura-se com água e aplica-se no couro cabeludo uma vez por dia, durante duas semanas.

7- Combate a hipertensão

De acordo com um estudo publicado em 1999, observou-se o efeito do chá que contém hibiscus sabdariffa sobre a hipertensão nos homens e nas mulheres com tensão arterial moderadamente alta.
Os cientistas descobriram que houve uma diminuição significativa da tensão arterial sistólica e diastólica no grupo experimental que bebeu este líquido em relação ao grupo que não o tinha consumido.

8- Ajuda os diabéticos

Outra investigação realizada em 2008, questionou a forma como o chá de hibisco afectava os pacientes diabéticos, os quais ainda padeciam de hipertensão ligeira.
Os resultados dos investigadores mostraram que os participantes do estudo que bebiam uma infusão de hibiscus sabdariffa duas vezes ao dia tinham um pequeno efeito positivo sobre a tensão arterial em comparação com aqueles que bebiam chá negro.
Este chá, tem ainda propriedades hipolipemiantes e hipoglicemiantes que baixam os níveis de açúcar no sangue.

9- Protege o fígado

Todos conhecemos a importância do fígado como órgão fundamental. Uma complicação neste pode derivar em doenças prejudiciais para a saúde.
Para cuidar deste órgão não há nada melhor do que beber chá de hibisco. Os antioxidantes presentes nesta infusão neutralizam os radicais livres no corpo, tecidos e células. Deste modo, o fígado é beneficiado pela acção desta flor.

10- Diminui as dores menstruais

Outra boa notícia para as mulheres. Beber chá de hibisco quente ajuda a aliviar dores menstruais. Uma vez ingerido, o alivio pode ser quase instantâneo.
Isto acontece porque pode equilibrar as hormonas, diminuindo as dores, mudanças de humor, irritabilidade ou ansiedade por comer em excesso, refere este estudo.

11- É um antidepressivo

Dada as exigências laborais, familiares ou financeiras de hoje em dia, torna-se fácil que as pessoas caiam em quadros de estresse que podem derivar em depressão.
Uma das formas de vencer este mal é bebendo chá de hibisco morno. Dado que é rico em flavonóides, é um antidepressivo que ajuda a combater estados anímicos produto do estresse, má qualidade de vida e baixa auto-estima.
Para além disso, o chá de hibisco reduz os ataques de ansiedade e as crises de pânico, pelo que tem um efeito relaxante no corpo.

12- Ajuda a perder peso

Algumas pessoas substituem a cafeína por infusões como o chá de hibisco para perder peso.
Esta flor ajuda a diminuir a absorção do amido e da glicose no corpo, o que pode ajudar a perder esses quilos a mais.
Segundo este artigo, o hibisco detém a produção de amilase, enzima que acelera o processo de absorção de hidratos de carbono no corpo. Por isso não será de estranhar ver o hibisco presente em vários produtos para perder peso.

13- Tem efeitos laxantes

Quem padece de prisão de ventre tem no chá de hibisco uma boa alternativa porque pode ser usado como um laxante suave.
Apesar de não haver estudos determinantes, alguns estudos em animais mostraram efeitos terapêuticos.

14- É um protector antibacteriano

Os especialistas referem que o extracto aquoso do hibisco tem propriedades antibacterianas. Estudos realizados em animais descobriram que o “Chá de Jamaica” pode eliminar vermes e outras bactérias presentes no nosso organismo.
Apesar disso, não existem estudos concludentes a esse respeito, não sendo possível concluir que este chá é um antibacteriano eficaz nas pessoas.

15- Previne o cancro

Estudos recentes mostraram que o chá de hibisco pode impedir que as células pré-cancerosas cresçam.
Isto faz deter o crescimento de células que poderão eventualmente vir a provocar cancro. Reiteramos que, dado ter muitos antioxidantes, o chá de hibisco é bastante benéfico para ajudar a prevenir o cancro, pois elimina os radicais livres no corpo.

chá de hibisco

Tabela nutricional do chá de hibisco

O site especializado Doctorshealthpress.com, tem o seguinte gráfico nutricional do chá de hibisco. Ferramenta de referência útil com informação detalhada em porção de 100 gramas desta infusão.
NutritivoQuantidadeValor diário
Calorias37N / A
Gordura total0,65 g1,00%
Ómega-3 em total18mgN / A
Omega-6 em total18mgN / A
Carbohidratos totais7,41 g2,00%
Fibra0,3 g1,00%
Proteína0,43 g1,00%
Vitamina A296IU6,00%
Vitamina C18.4mg31.00%
Vitamina B1 (tiamina)1.279mg85.00%
Vitamina B2 (riboflavina)0.099mg6,00%
Ferro8.64mg48.00%
Cobre0.073mg4,00%
Zinco0.012mg1,00%
                                                          * N / A= Não aplicável

Efeitos secundários do chá de hibisco

De acordo com este site, esta infusão tem os seguintes efeitos secundários:
  • Os níveis de hormonas baixos: esta bebida não é recomendada para mulheres grávidas ou para pessoas submetidas a tratamentos de fertilidade.
  • Pressão sanguínea baixa: as pessoas com hipotensão devem evitar beber chá de hibisco, a menos que antes consultem o seu médico para terem a certeza que a sua tensão arterial não é perigosamente baixa.
  • Sonolência: muitas pessoas referem sentir-se um pouco sonolentas depois de beber chá de hibisco. Desta forma, suspenda o seu consumo se tem dificuldades em adormecer ou dormir profundamente.
  • Alucinações: algumas pessoas referem ter tido efeitos alucinogénos após a ingestão deste chá. Se é uma delas,então será melhor não operar nenhum veículo motorizado ou qualquer outro tipo de maquinaria depois de beber chá de hibisco.

Como fazer chá de hibisco

Ingredientes:
  • Flores secas de hibisco= necessitará de umas 3 ou 4 delas.
  • 250 ml de água a ferver.
  • Açúcar ou mel= é opcional e pode ser de acordo com as suas preferências.
Preparação:
  • Basta colocar as flores de hibisco na chávena de chá e depois cobrir com água a ferver.
  • Permitir que se filtre durante uns 5 minutos e adicionar a quantidade desejada de açúcar (ou adoçante).
  • Também pode juntar-se um pouco de menta, uma rodela de limão ou qualquer outra coisa que desejar.
3

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.