azia

11 Bons Hábitos para Prevenir a Azia

aziaA azia é uma sensação forte de ardor que se faz acompanhar pelo aumento da salivação. O principal motivo para o aparecimento da azia é a prática de uma alimentação incorreta. Estando assim associada à ingestão em grandes quantidades de comida gordurosa, cafeína, álcool e tabaco.
Como mudar essa situação? Não se preocupe pois a azia tem solução. Basta que adapte alguns hábitos e tenha uma vida saudável.

11 Hábitos para prevenir a azia

  1. Faça as suas refeições sempre às mesmas horas – Passar muito tempo sem comer propicia o aparecimento da azia. Por isso, tente não passar mais do que três horas sem comer e tente fazer as refeições principais sempre à mesma hora.
  2. Coma com peso e medida – Ou seja, não coma em excesso. Comer em demasia propicia o aparecimento da azia.
  3. Depois de comer, não faça exercício físico – Até cerca de duas horas depois de comer não é aconselhável que realize nenhum tipo de exercício físico. Isto deve-se ao facto de o estômago ainda poder acumular ácidos gástricos em maior quantidade que com os movimentos que advêm do exercício físico, podem provocar azia.
  4. Não beba leite frio durante uma crise – Ingerir leite frio quando está com azia só piora a sensação de queimação. Pode optar por beber leite de soja bem frio ou um copo de água gelada.
  5. Não beba café depois do almoço – Se normalmente costuma sofrer de azia não deve beber café depois das refeições. Só é permitido no máximo duas chávenas por dia. Se poder deixar mesmo de beber esta substância, melhor.
  6. Beba chá preto – Este chá ajuda pois possui propriedades calmantes que diminuem a irritação das paredes do estômago.
  7. Não durma nem se deite depois de comer – Deitar-se depois das refeições coloca o corpo numa posição que facilita o aparecimento da azia. Se costuma sofrer deste problema, opte por sentar-se depois das refeições durante pelo menos meia hora.
  8. Evite bebidas alcoólicas – Para além de irritar o sistema digestivo, a ingestão de bebidas alcoólicas também estimula a produção de ácido no estômago. Assim sendo, evite beber bebidas alcoólicas tanto durante as refeições como fora delas.
  9. Os cigarros são inimigos do seu estômago – Para além dos muitos malefícios conhecidos, os cigarros também propiciam o aparecimento da azia bem como de úlceras no estômago.
  10. Excesso de peso – Pessoas que tenham peso a mais ou obesidade têm mais tendência a sofrer de azia uma vez que a pressão sobre o estômago aumenta as hipóteses dos sucos gástricos sofrerem refluxo na direção do esófago.
  11. Diga não às bebidas com gás – As bebidas gaseificadas aumentam a pressão dentro do estômago, fazendo assim com que os ácidos digestivos funcionem em sentido inverso. Assim sendo, beber demasiadas bebidas durante as refeições não é, de forma alguma, benéfico.
Caso siga à risca estes onze conselhos, a azia deixará de ser um problema e não o vai incomodar mais.
Como em tudo na vida, é necessário que faça alguns sacrifícios. Contudo, vai ver que será bem recompensado por eles.
1

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.