benefícios do azeite

10 Surpreendentes Benefícios do Azeite

benefícios do azeiteO azeite é um dos produtos mais apreciados na nossa gastronomia pelo seu sabor, mas também se destaca pelas múltiplas propriedades que têm para a saúde. Fonte de investigação durante muitos anos, este verdadeiro “ouro líquido” tem imensos benefícios, tanto para a saúde, como para a beleza.
Por exemplo, dado que tem uma grande quantidade acido oleico, está relacionado com uma redução das doenças coronárias. Para além disso, os antioxidante e nutrientes que contém podem ajudar a reduzir o colesterol e prevenir o envelhecimento prematuro. Mas o azeite tem muitas mais propriedades e benefícios. Quer saber quais são os 10 principais benefícios deste alimento omnipresente na dieta mediterrânica? Vamos lá!
Se ainda não costuma incluir azeite extra virgem na sua dieta, depois de ler este artigo vai seguramente começar a consumi-lo com mais frequência na sua dieta.

Controla o colesterol

O azeite é o melhor aliado para regular o colesterol, eliminando os excessos do colesterol mau no organismo. O mais recomendável é utilizar azeite extra virgem, uma vez que este tipo de azeite, obtido unicamente por pressão a frio é de alta qualidade e tem uma composição nutricional que o torna excepcional. Pelo seu alto conteúdo em ácido oleico, é bastante benéfico para a saúde do coração e do fígado.

Melhora a circulação

Sabia que o azeite reduz em 66% o risco de ter complicações de circulação nas extremidades do corpo? Assim o dizem estudos científicos que recomendam o azeite para melhorar a circulação.
A dieta mediterrânica, acompanhada por azeite extra virgem ou frutos secos, é capaz de reduzir até 66% o risco de problemas circulatórios nas extremidades. As gorduras saudáveis do azeite ajudam a diminuir os níveis elevados de tensão arterial.

Fortalece o sistema imunitário

O sistema imunitário é a defesa natural do corpo contra as infecções, que podem provocar doenças comuns e crónicas. O azeite ajuda a fortalecer o sistema imunitário graças aos antioxidantes e outros nutrientes essenciais que estão na sua composição. Assim, consumir azeite extra virgem ajuda o sistema imunitário e oferece protecção contra as doenças.

Combate a diabetes

Comprovado cientificamente. Um estudo publicado pela revista científica Diabetes Care revelou que qualquer dieta mediterrânica com azeite é capaz de reduzir os casos de diabetes tipo II até 50%. Neste caso, as gorduras saudáveis existentes no azeite podem ajudar a regular os níveis de açúcar e a produção de insulina.

Protege o cérebro

Um estudo realizado pela Universidade de Temple, em Filadélfia (Estados Unidos), refere que o azeite protege contra a deterioração cognitiva. O consumo de azeite extra virgem protege a memória e a capacidade de aprendizagem graças às gorduras saudáveis monoinsaturadas.
Desta forma, o azeite podem atrasar ou impedir o declínio mental, o qual está relacionado com doenças mentais como o Alzheimer.

Alivia as dores articulares

Rico em oleocantal, o azeite tem uma acção anti-inflamatória que pode ajudar a reduzir as dores associadas às articulações e músculos. Há vários estudos que referem este beneficio natural do ouro líquido, concluindo que as pessoas que consomem regularmente azeite tem menos dores do que aquelas que não o consomem.

Ajuda a perder peso

Se está a pensar perder peso, então o azeite extra virgem pode ser uma boa ajuda para si. Sim, é mesmo verdade, pois este produto dá uma sensação de saciedade e contém gorduras saudáveis que estimulam a perda de peso. Mas atenção. Isto não significa que tenha de consumir azeite em grandes quantidades. Neste caso recomenda-se um consumo moderado.

Nutre a pele

O azeite é um dos hidratantes naturais mais eficientes. São muitos os benefícios do azeite no que diz respeito aos cuidados da pele. Melhora a hidratação da pele e combate a secura. Para além disso, ajuda a curar feridas, marcas e cicatrizes.
Dado que tem um elevado conteúdo em ácidos gordos naturais e vitaminas E e K, o azeite é uma boa alternativa para lutar contra o envelhecimento prematuro, permitindo manter a elasticidade e macieza natural da pele.

Fortalece o cabelo

O azeite também pode ajudar a melhorar o aspecto do cabelo. Devido à sua excelente composição nutricional, podemos dizer que o azeite é o melhor alimento para o cabelo, e também é o melhor produto que pode ser usado para lhe dar brilho.
Para além disso, entre outros aspectos, o elevado poder nutritivo do azeite permite aumentar o crescimento do cabelo ao fortalecer os folículos pilosos, especialmente nos casos em que o cabelo se apresenta sem vida e danificado.

Tem propriedades anti-cancerígenas

Um estudo recente da OMS (Organização Mundial de Saúde), apontava que um componente do azeite, chamado “oleocantal”, era capaz de matar as células cancerígenas sem danificar as demais células. Graças a isso, as pessoas que consomem frequentemente azeite na sua dieta tem menos incidência de cancro. No entanto, ainda continuam a ser realizados estudos sobre este composto, para se poder obter o melhor dele.
4

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.