Você passou dos limites e comeu mais do que está habituado (e, pior ainda, comida a que não está acostumado)? A ingestão de alimentos ricos em gorduras e açúcares, assim como de comida enlatada, contribui para o aumento de componentes tóxicos no organismo, que se estiver sobrecarregado, pode não conseguir dar conta deles. Resultado: células inflamadas, baixa resistência, cansaço, pele opaca e peso extra. O corpo elimina naturalmente as toxinas pela transpiração, respiração, fezes e urina. Mas por vezes a acumulação dessas substâncias é tão grande que é preciso dar um empurrão e ajudar o nosso corpo a livra-se delas. Por isso, nada melhor do que começar uma limpeza ao organismo. Além de ajudar a ficar em melhor forma, você ainda irá combater o inchaço.
Neste artigo, você vai encontrar dez segredos para o ajudar. Experimente. Não custa nada.
Tabela de Conteúdos
Beba 2 copos de água ao levantar-se
Para começar o dia da melhor forma, nada melhor do que beber dois copos de água depois de se levantar, e antes de comer qualquer outra coisa. Irá assim limpar o sistema digestivo, desintoxicar o fígado e hidratar as células.
Um pequeno-almoço com sumo verde
Para além de beber água todas manhãs, pode ainda incluir um sumo verde. Verde, porque deve ser feito com vegetais e frutas. Escolha primeiro os vegetais de que mais gosta, coloque-os na liquidificadora e de seguida junte as frutas para adoçar.
Substitua o trigo
O trigo contém um ingrediente importante, o glúten, que está relacionado com a inflamação do intestino. Isto faz com que não seja digerido adequadamente, podendo até elevar bastante os níveis de insulina no sangue e sendo depois armazenado no corpo. Também as pessoas que têm problemas de dores de cabeça, alergias e problemas intestinais podem beneficiar muito ao deixarem de o consumir. O trigo encontra-se em alimentos como o pão, bolos, pizzas e massas. Experimente antes comer batatas, bananas, mandioca, inhame, quinoa, lentilhas e amaranto como substitutos.
Experimente os adoçantes naturais
Substitua o açúcar branco e os adoçantes artificiais por adoçantes naturais. Não contêm compostos químicos que podem prejudicar a nossa saúde e não têm os efeitos tóxicos do açúcar branco. Recomendamos que use mel, frutas e stevia (se utilizar em folhas, ainda melhor). São vendidos em lojas de artigos naturais, mercados e até já mesmo em muitos supermercados.
Aumente o consumo de proteínas
Nas 3 principais refeições deve incluir alimentos que contenham proteínas. Porquê? Porque saciam, têm poucas calorias, os músculos são construídos com elas e ajudam a diminuir a ansiedade. Onde as pode encontrar? Principalmente nos alimentos de origem animal: frango, peixe, pato, carne, ovos e porco.
Para a ansiedade consuma frutas, chocolate negro e frutos secos
Antes de optar por bolachas integrais ou light, escolha em primeiro lugar as frutas, uma vez que são uma boa fonte de fibra, vitaminas e minerais. Em segundo lugar, pode comer dois quadrados de chocolate negro sem açúcar (este contém serotonina, uma hormona que acalma), e em terceiro lugar, opte pelos frutos secos que são uma fonte de gorduras saudáveis e ajudam a saciar o apetite.
Prefira os alimentos naturais
Antes de comer um alimento, pensemos se as nossas avós o comiam. Quanto mais natural for, mais bem metabolizado será pelo nosso organismo. Pelo contrário, quanto mais processado for o alimento, mais inflamação irá provocar.
Faça exercício físico
Desde sempre que ouvimos dizer que o exercício físico faz bem. Faça do exercício uma rotina no seu dia-a-dia. Experimente fazer uma caminhada em passo rápido durante 3 vezes por semana, com a duração de 30 a 45 minutos.
Tenha um diário
Seja o seu próprio detective e tenha um diário. Pode ser digital ou escrito à mão. Anote tudo o que come durante o dia e como se sente (feliz, cansado, com dor de estômago, dor de cabeça, etc.). Desta forma irá descobrir quais são os alimentos que lhe fazem sentir bem ou mal, e assim poderá escolher quais são os melhores para si.
Durma bem
De forma a recuperar o bom estado dos músculos, cérebro, intestino e todas as células do seu corpo, está comprovado que o corpo precisa entre 6 a 8 horas de sono.