olhos das crianças

10 hábitos para cuidar da saúde dos olhos das crianças

A saúde dos olhos das crianças é muito importante. Muitos pais cometem o erro de não cuidarem dos olhos dos seus filhos porque a sua visão é boa. Mas se quiser que essa visão dure com o tempo, recomendo que conheça os seguintes hábitos, e que siga também os conselhos dos especialistas da área como a Essilor. Desta forma, os olhos dos seus filhos serão mais saudáveis.

olhos das crianças

Verifique a sua visão todos os anos

Mesmo que os seus filhos lhe digam estar a ver bem, é muito importante que os leve todos os anos ao oftalmologista. Desta forma, pode ter a certeza se os seus filhos precisam realmente de óculos ou se a sua visão ainda é boa. Lembre-se que os seus filhos estarão habituados à sua visão, por isso não saberão realmente se vêem bem ou mal, bem como o que afecta os olhos. Para evitar que percam a visão involuntariamente, mandar verificar a sua visão todos os anos.

 

Ter uma dieta saudável

Acredite ou não, uma boa dieta vai ajudar os seus filhos a manter uma boa visão. Para ajudar o seu filho a manter uma boa visão, é importante incluir frutos secos, vegetais e peixe na dieta do seu filho.

 

Vitaminas

As vitaminas são cruciais para manter a boa visão. A fim de assegurar que os seus filhos tenham boa visão, recomendo-lhe que inclua na sua dieta alimentos que contenham vitaminas A, C e E. Não se esqueça que o zinco também é muito bom para a sua visão.

 

Proteger os olhos do sol

É muito importante proteger os olhos dos seus filhos do sol. Está provado que o sol pode causar sérios danos aos olhos das crianças, pelo que se recomenda que sejam sempre protegidos com óculos de sol adequados às suas necessidades. O mesmo se aplica quando leva os seus filhos para a neve. Devem usar sempre bons óculos de proteção para assegurar que os seus olhos estejam sempre protegidos e não sejam danificados.

 

Proteger a superfície ocular

Se notar que os seus filhos começam a ter os olhos secos, é importante proteger a superfície dos seus olhos com colírio. É fácil de usar e ajudará o seu filho a manter uma boa visão.

 

Evite que esfreguem os olhos a toda a hora

Se o seu filho tiver algo nos olhos, a primeira reação pode ser esfregá-los. Mas está provado que esta não é a melhor opção porque vai irritar ainda mais os olhos. Neste tipo de casos, deve ensinar o seu filho a lavar os olhos com muita água e a evitar esfregá-los. O mesmo se aplica se tiver comichão nos olhos devido a alergias.

 

Evitar traumas

Se o seu filho praticar qualquer desporto ao ar livre, como o ciclismo, é importante que use uns bons óculos adaptados ao desporto praticado para proteger os olhos e evitar que o ar e as impurezas lhe prejudiquem os olhos.

 

Exercícios para relaxar a vista

Se o seu filho tem fadiga ocular, é importante que o ensine a fazer exercícios que promovam uma melhor visão. Se não sabe que exercícios fazer, a melhor coisa a fazer é pedir ao oftalmologista que lhe mostre estes exercícios. Pode então transmiti-los ao seu filho.

 

Os trabalhos de casa e brincadeiras devem ser realizados com boa luz

Deve estar ciente de que a luz não ajuda apenas o seu filho a ver melhor. A luz também ajuda os olhos a trabalharem menos para ver.

Se não quiser que os olhos dos seus filhos sofram, certifique-se de que eles trabalham e brincam sempre com boa iluminação. Terá especialmente de prestar atenção à qualidade da iluminação quando os seus filhos estiverem a ler ou em frente de um computador ou de um ecrã de televisão. Lembre-se, se não desfrutarem de boa iluminação, a sua visão terá de trabalhar muito mais e, portanto, a probabilidade de desgaste será maior. Para evitar isto, pode ser uma boa opção adicionar uma lâmpada à iluminação da sala para iluminar melhor os cadernos dos seus filhos. Além disso, também foi demonstrada uma boa iluminação para ajudar as crianças a aprender as coisas mais fácil e rapidamente.

 

Ensine-os a cuidar da saúde dos olhos desde cedo

Mas se há uma coisa que é importante quando se trata de cuidar da saúde ocular dos seus filhos, é ensinar-lhes desde tenra idade o que devem fazer para que a sua visão não se canse. Por outras palavras, tudo o que foi dito acima não servirá de nada se não ensinar o seu filho.

 

Lembre-se, muitos pais não se preocupam com a saúde visual dos seus filhos. Esta falta de educação significa que a qualidade da sua visão é reduzida e, como adultos, precisam de óculos ou lentes de contacto para poderem desfrutar de uma boa visão.

2

Sem comentários

Escrever um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Este artigo foi útil?

Então subscreva a nossa newsletter para receber novos artigos comodamente no seu email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...

Os seus dados estão seguros connosco. Veja a nossa Política de Privacidade.