Rica Saude

10 conselhos para evitar a obesidade das crianças

10 conselhos para evitar a obesidade das criançasTal como nos adultos, a obesidade nas crianças não tem apenas consequências físicas (como tensão arterial alta, diabetes, colesterol alto e problemas nos ossos e nas articulações), como também emocionais (depressão, ansiedade e mesmo bullying por parte das outras crianças na escola).

Para combater esta situação e minimizar o risco de virem a ser também adultos obesos, existem alguns conselhos que podem ajudar as crianças (e os pais) a ter uma melhor nutrição sem calorias extras nem produtos nocivos, o que se traduz basicamente em ensinar os filhos a comer de forma saudável e a ter uma vida mais activa:

  1. É conveniente comer em família para que as crianças comam alimentos nutritivos como por frutas, vegetais, cereais e carnes com pouca gordura.
  2. Servir sempre as doses correctas; recomenda-se a utilização de pratos de tamanho médio e evitar os pratos maiores.
  3. Escolher bebidas naturais de fruta ou água natural e evitar as que contenham muito açúcar como refrigerantes ou leite com chocolate.
  4. Reduzir de forma geral o consumo de açúcar e as gorduras saturadas.
  5. Para atingir o objectivo anterior, aconselha-se que não se compre estes produtos de todo e assim eliminar a tentação.
  6. Remover a televisão do quarto das crianças, para dessa forma fomentar outras actividades que impliquem maior actividade física.
  7. Acostume-se a ler as etiquetas nutricionais e conheça o significado de cada ingrediente.
  8. Promova ou peça um plano de nutrição na escola.
  9. Como família, una os seus esforços aos do seu filho, para que todos aprendam a comer mais saudavelmente e para que ele não se sinta excluído.
  10. Recompense as conquistas com livros, jogos ou passeios, mas nunca com comida.
Exit mobile version