10 Benefícios da canela

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

beneficios da canela10 Benefícios da canela. A canela pertence à família das Lauráceas. O seu nome científico,”cinnamomum”, de acordo com algumas referências, é derivado da palavra indonésia “kayu manis”, que significa “madeira doce”. Mais tarde, recebeu o nome hebreu “quinnamon”, que evoluiu para o grego “kinnamon”.

As canelas são algumas das espécies botânicas mais antigas conhecidas da humanidade. A mais difundida é a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, actual Sri Lanka. Outras, entretanto, como a Cássia (Cinnamomum cassia), chamada de falsa-canela e conhecida como canela-da-China, também têm alguma importância económica. Esta espécie é uma Laurácea arbórea muito cultivada nas províncias do sudoeste da China. As partes mais úteis das canelas são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtido das folhas por destilação. O seu principal constituinte é o aldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Os países produtores de canela actualmente são a Indonésia, China, India, Madagáscar, Ilhas Seychelles e Ilhas Maurícias, Birmânia, Malásia, Brasil, Antilhas e Guiana. No entanto, o maior produtor mundial continua a ser o Sri Lanka.

Muito mais do que os usos gastronómicos, a canela tem sido usada há milhares de anos pelos seus benefícios para a saúde, embora actualmente e com o desenvolvimento da indústria farmacêutica moderna, se tenha vindo a perder um pouco esta tradição. Por essa razão hoje vamos resgatar os 10 mais importantes benefícios da canela:

10 benefícios da canela

  1. Um dos maiores benefícios da canela é a sua utilização em pacientes com diabetes do tipo 2. O consumo de canela, sobretudo em jejum ou após as refeições, ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue, graças ao composto B1 cinnamtannin. Diversos estudos realizados mostraram que este composto estimula os receptores de insulina e inibe a enzima que a activa, aumentando desta forma a capacidade das células para o uso da glicose.
  2. O sistema digestivo também beneficia com as propriedades da canela. Alguns dos seus componentes como a fibra dietética, ferro e cálcio, aderem aos sais biliares, ajudando a eliminá-los do corpo. Estes sais biliares podem ser prejudiciais para o cólon quando não são eliminados correctamente.
  3. A canela ajuda a regular o ritmo intestinal, pelo que é possível de ser usada tanto como antidiarreico, como para tratar problemas do cólon irritável.
  4. A canela ajuda a diminuir os enjoos e os vómitos, pelo que é ideal para ser consumida pelas grávidas, sobretudo durante o primeiro trimestre da gravidez, quando os enjoos podem manifestar-se de forma mais visível.
  5. A canela também abre o apetite, diminui a aerofagia e a acidez.
  6. Uma boa medida contra as gripes, resfriados ou qualquer outra infecção respiratória é juntar umas gramas de canela ao chá ou preparar directamente uma infusão de canela e gengibre fresco. Nestes estados, a canela ajuda a baixar a febre, reduzir a tosse e levantar o ânimo. Por sua vez, as propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias ajudam a sair mais rapidamente destes quadros de doença.
  7. Sabe-se que a canela ajuda a reduzir os níveis de colesterol e consequentemente a prevenir problemas cardíacos e a arteriosclerose.
  8. O consumo regular de canela ajuda a estimular as funções cerebrais, sobretudo em pessoas idosas. O Dr. P. Zoladz da “Association for Chemoreception Sciences” da Florida, Estados Unidos realizou estudos em pacientes, que ao mastigarem goma de mascar de canela, apresentaram melhorias nas tarefas relacionadas com os processos cognitivos, memória visual, reconhecimento e velocidade visual.
  9. A canela também funciona como um potente anticoagulante, ou seja, impede que as plaquetas sanguíneas se acumulem acima dos níveis normais. Esta propriedade também faz com que a canela seja um excelente tónico para as mulheres durante o período de menstruação, já que ajuda a diminuir as dores.
  10. Podemos destacar na composição da canela a presença de vitamina C, vitamina B1, ferro, potássio, cálcio e fósforo, pelo que mesmo quando consumida em quantidades reduzidas (devido ao sabor intenso), fornece ao corpo um conjunto de vitaminas e minerais essenciais ao seu correcto funcionamento.
loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...