Vantagens e inconvenientes da dieta cetogénica

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

dieta cetogénica

Antes de decidir fazer a dieta cetogénica é aconselhável conhecer quais são as suas vantagens e inconvenientes. Veja este artigo que lhe poderá ser muito útil.

 

O que é a cetose

A cetose é um estado fisiológico natural que ocorre quando se restringe a quantidade de hidratos de carbono abaixo dos 30-80 gramas por dia. Quando o corpo não recebe hidratos de carbono suficientes, a primeira coisa que acontece é que as reservas de glicose armazenadas em forma de glicagina (glucagon no Brasil) tanto nos músculos como no fígado vão-se esgotar.

Depois de esgotadas estas reservas (o que pode demorar entre 3 a 5 dias), o organismo vai começar a queimar gorduras para obter combustível. É aqui que entramos em cetose, já que no fígado são gerados corpos cetónicos que são derivados das gorduras cuja função é a de “fazer de substitutos” da glicose na ausência da mesma.

Com efeito, os corpos cetónicos têm a propriedade de servir como combustível no cérebro (antes pensava-se que o cérebro apenas podia funcionar com glicose).

É por esta propriedade de queimar gorduras que são utilizadas as dietas cetogénicas, de forma a perder peso ou definir melhor a musculatura (baixar a percentagem de gordura corporal de forma definitiva).

No entanto, antes de começar uma dieta cetogénica é preciso ter em conta tanto as vantagens como os inconvenientes ou efeitos secundários que a cetose pode provocar. Por outro lado, deve-se sempre fazer este tipo de dieta sob a supervisão de um profissional (nutricionista qualificado ou médico).

 

Vantagens da dieta cetogénica

  • A curto prazo, nas dietas cetogénicas perde-se mais peso e volume do que noutras dietas. Isto não corresponde a uma perda de gordura (isso vem depois), uma vez que as reservas de glicógenio são formadas por glicose + água (4 moléculas de água por cada molécula de glicose). Portanto, se tivermos armazenados 400 gramas de glicose, iremos perder em poucos dias 1,6 Kg de “água”. Esta perda de volume tão rápida em poucos dias faz com que as pessoas se sintam motivadas a prosseguir a dieta.
  • Como referimos anteriormente, a cetose é um estado fisiológico. Os nossos antepassados do paleolítico não consumiam cereais, farinhas, legumes e muito menos açúcares. Para além disso passavam por períodos de jejum. Com efeito, a cetose pode mesmo melhorar o perfil metabólico e a gestão dos hidratos de carbono como energia quando se voltam a introduzir na dieta ao melhorar a sensibilidade à insulina (no mundo moderno muitas pessoas desenvolvem resistência à insulina).
  • Outra das vantagens que a dieta cetogénica tem é que devido ao facto de incluir mais gorduras do que outras dietas, proporciona uma maior sensação de saciedade, o que diminui muito a ansiedade.

 

Desvantagens

  • Pode ser necessário acompanhar a dieta cetogénica de um multivitamínico mineral, uma vez que nas primeiras fases da dieta costuma-se evitar as frutas, raízes, tubérculos e algumas verduras, o que pode provocar algumas carências.
  • Pelo mesmo motivo, são dietas baixas em fibra, o que pode provocar prisão de ventre. Poderá ser necessário um suplemento de fibra dietética e prebióticos.

 

Efeitos secundários

  • Nos 3 primeiros dias podem aparecer tonturas ou dores de cabeça, já que o cérebro quer glicógenio e estamos a retirar isso. A partir do ponto em que entramos em cetose este efeito desaparece.
  • Também é frequente notar que piora o mau-hálito e que o suor e a urina costumam ter odores mais fortes. Isto acontece porque o corpo elimina os corpos cetónicos através destas 3 vias.
  • Se a dieta estiver descompensada (por isso é que deve haver seguimento profissional), podem aparecer sintomas como náuseas, vómitos, fraqueza geral ou mesmo arritmias por falta de potássio. Mas isso acontece apenas se a dieta for mal feita.

 

Por último, há que referir que a dieta cetogénica não é aconselhável a pessoas com problemas hepáticos, renais ou cardíacos, grávidas, mulheres a amamentar, crianças e adolescentes em idade de crescimento.

loading...

Deixe o seu comentário