Vantagens de viver próximo de um parque ou zona verde

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

zona verde

É bom para a saúde viver próximo de zonas verdes? Se nos costuma ler com regularidade, talvez se recorde de num artigo anterior termos falado sobre os problemas para a saúde que se pode ter pelo simples facto de morar próximo de uma estrada com muito trânsito. Na altura explicámos que viver próximo de uma estrada fazia aumentar as possibilidades de vir a sofrer de problemas cardíacos.

Pois bem, tendo em conta este aspecto, será que podemos então afirmar que viver próximo de zonas verdes faz bem à saúde? Será mesmo assim? No caso das crianças, pode ser um aspecto importante para reduzir os riscos de obesidade infantil. De seguida vamos explicar a razão.

 

Crianças em melhor forma física

Um estudo realizado pela CREAL em Espanha chegou precisamente a essa conclusão, depois de ter analisado os dados recolhidos junto de 3000 crianças com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos de idade, que viviam na província de Barcelona.

Os investigadores verificaram se existiam zonas verdes próximas à zona residencial onde as crianças moravam, e comparando os dados chegaram à conclusão que essas mesmas crianças tinham até menos 19% de possibilidades de sofrerem de obesidade. Esta situação deve-se ao facto de as crianças verem menos televisão e também utilizarem menos aparelhos tecnológicos, uma vez que podiam brincar mais e passar mais tempo nas zonas verdes, relativamente a outras crianças que não tinham essa possibilidade.

 

A parte negativa

Apesar disso, nem tudo são boas notícias, porque contradizendo todos estes dados temos o investigador Payam Dadvand. Segundo este especialista, as crianças que vivem próximo das chamadas zonas verdes também têm mais possibilidades de virem a sofrer de alergias, e até mesmo mais 60% de hipóteses de virem a ter asma.

Dois estudos que nos mostram as vantagens e inconvenientes de viver próximo de algum parque ou zona verde. Em qualquer dos casos, penso que as vantagens são maiores que as desvantagens, pelo menos para quem mora em zonas urbanas com alguma dimensão. Não lhe parece?

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...