Os benefícios do triptófano para o organismo

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

triptófano

É muito provável que nunca tenha ouvido falar do triptófano e que esta palavra até lhe possa soar um pouco estranha, no entanto, trata-se de um dos aminoácidos mais importantes que existem para a saúde. Apenas se pode obter através de determinados alimentos pois o corpo não o fabrica por si mesmo. A sua função consiste em ajudar a libertar a serotonina, um tipo de substância essencial para se conseguir ter um bom estado anímico e evitar sentimentos tais como a tristeza ou a apatia.

De seguida vamos conhecer os seus benefícios e propriedades, bem como os alimentos onde se encontra para que possa ter uma dieta rica neste aminoácido essencial para uma boa saúde.

 

Ajuda a evitar a depressão

Um dos principais benefícios do triptófano é ajudar a prevenir futuros episódios do tipo depressivo. A serotonina promove um estado anímico positivo e evita que a pessoa possa vir a sofrer de tristeza ou de episódios de ansiedade que muitas vezes costumam dar origem à perigosa depressão. Uma dieta rica em alimentos que contenham triptófano é excelente para conseguir que a pessoa seja mais feliz e se sinta bem durante todo o dia, evitando assim quaisquer indícios de depressão.

 

Ajuda a dormir melhor

Como comentámos anteriormente, a principal função do triptófano é a libertação da serotonina do corpo. Esta substância por sua vez tem a seu cargo a produção de melatonina pelo organismo, uma hormona que ajuda a pessoa a conciliar o sono e a dormir sem problemas. A falta de melatonina no corpo provoca insónias e não permite que a pessoa possa dormir como deveria. Um consumo moderado de triptófano ajuda a evitar problemas na hora de dormir e a descansar entre 7 a 8 horas diárias.

tratar depressão

Diminuição da ansiedade

Se tiver altos níveis de ansiedade e stress, é essencial que siga uma alimentação rica em triptófano, uma vez que graças à libertação de serotonina no corpo esses níveis diminuem drasticamente. Para além disso, houve bastantes estudos que demonstraram que os alimentos ricos em triptófano são excelentes para aquelas pessoas que devido à ansiedade têm excesso de peso e comem a qualquer hora. Por tudo isso o triptófano é um excelente remédio para todos quantos têm alguns quilos a mais e querem perder peso.

 

Ajuda a produzir proteínas

Dado que se trata de um aminoácido essencial para o organismo, um dos seus principais benefícios é ajudar na produção de proteínas essenciais para uma boa saúde dos músculos, do cabelo ou dos próprios órgãos do corpo. Para além disso, e no caso de praticar desporto de forma regular e querer desenvolver a sua musculatura, saiba que o triptófano é um aminoácido que não pode faltar na sua alimentação diária porque irá permitir-lhe tonificar melhor os músculos.

 

Alimentos que ricos em triptófano

Depois de ter conhecido alguns dos inúmeros benefícios do triptófano, é importante que também conheça quais são os alimentos ricos neste aminoácido de forma a poder tê-lo na sua dieta diária habitual. A maioria dos seguintes alimentos contêm doses elevadas de triptófano:

  • beneficios do triptofanoPeixe
  • Ovos
  • Frutos secos
  • Legumes
  • Leite e produtos lácteos
  • Fruta
  • Verduras
  • Cereais integrais
  • Frango
  • Peru

 

Como pudemos ver, são muitos os alimentos que contêm este aminoácido essencial e que é tão importante para o organismo. Se seguir uma dieta rica nestes alimentos conseguirá fornecer grandes quantidades de triptófano ao seu corpo e beneficiar das suas numerosas propriedades. Espero que a partir de agora dê a importância devida ao triptófano pois é verdadeiramente importante para ajudar a ter um estado anímico positivo e para olhar para a vida de outra forma.

loading...

Um comentário

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...