Três antioxidantes fundamentais

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

antioxidantes

Já aqui falámos muitas vezes sobre a importância que os antioxidantes têm na dieta. Também falámos sobre os alimentos que nos podem fornecer esses antioxidantes e na melhor forma de os obter. Hoje vamos saber quais são as três vitaminas que são consideradas como os três antioxidantes fundamentais, e que não podem faltar em nenhuma dieta para que possamos estar em perfeitas condições de saúde.

É verdade que as vitaminas têm uma importante função antioxidante, uma vez que ajudam a proteger as células do corpo dos ataques provenientes do exterior. Por essa razão é necessário que não nos esqueçamos delas quando pretendemos ter uma alimentação saudável e adequada para manter o nosso organismo em bom estado.

As três vitaminas sobre as quais vamos falar de seguida são as que se destacam mais, mas todas elas apresentam um dominador comum, e que é o facto de lutarem contra a acção dos radicais livres nas células do corpo e na cadeia degenerativa que estes provocam, e que são a causa principal para o envelhecimento prematuro das células e para possíveis doenças derivadas da sua acção.

Vitamina C

antioxidantesPara começar vamos falar sobre uma vitamina absolutamente necessária. Trata-se da Vitamina C. Todos sabemos que a vitamina C se encontra nos citrinos e que é excelente na prevenção das gripes e dos resfriados. Mas vamos saber mais coisas sobre a Vitamina C, como por exemplo ser hidrossolúvel, ou seja, que se perde durante o processo de cozedura e é eliminada pela urina. Por essa razão é muito importante que a consumamos ao longo do dia, de forma a para dotar o organismo com as quantidades necessárias.

O ideal é fazê-lo em pequenas quantidades através dos alimentos. Podemos encontrá-la em certos alimentos tais como as verduras e todas as frutas, especialmente os citrinos, os kiwis, as bagas, o pimentão, os tomates, a salsa, etc. É preciso não esquecer que é uma vitamina que se perde com facilidade, pelo que se consumirmos os alimentos crus, tanto melhor.

Vitamina A

antioxidantesEm segundo lugar, há a destacar a Vitamina A, também conhecida como betacaroteno. É essencial para o correcto funcionamento do cérebro, a pele, as unhas, a vista, o cabelo, etc. Esta vitamina acumula-se no organismo, pelo que podemos cobrir as necessidades diárias apenas com a ingestão de 2 cenouras. Podemos encontrá-la nas verduras e frutas de cor laranja como a abóbora, pêssegos, cenouras… e outras como os espinafres, couves, etc.

Vitamina E

antioxidantesPara finalizar temos outra vitamina essencial para o organismo, trata-se da Vitamina E. Esta vitamina é necessária para o correcto estado dos tecidos como a pele, o coração, os pulmões, etc. Encontra-se nos óleos de origem vegetal como o de girassol, linhaça, o gérmen de trigo… Todos os frutos secos a contêm em grandes quantidades, pelo que a sua ingestão diária é muito recomendável (sem abusar), já que desta forma estaremos a contribuir para termos uma melhor saúde.

Imagem | Steven depolo Imagem 2 | Mehrad.HM Imagem 3 | Chiot’s Run Imagem 4 | Ana

loading...

Deixe o seu comentário


SUBSCREVER GRÁTIS

Subscreva a nossa lista de email e receba novos artigos e actualizações comodamente na sua caixa de email.

Obrigado por nos subscrever.

Algo correu mal...