Conselhos para treinar no inverno

Detectámos que tem um Ad Blocker ativo.

As receitas provenientes da publicidade permitem-nos continuar a produzir artigos de qualidade. Considere desligar o Ad Blocker neste site. Obrigado pelo seu apoio.

Qual é a sua desculpa para não treinar durante o inverno? O frio, o vento, a chuva? O exercício físico é saúde e bem-estar, pelo que se deve fazer desporto durante todo o ano e não apenas na primavera ou no verão, quando brilha o sol e o tempo até convida mais a sair de casa.

As vantagens da prática de exercício físico regular são iguais ao longo de todo o ano. No entanto, algumas podem ganhar mais força no Inverno, como por exemplo, a diminuição dos sintomas depressivos. É comum haver um acréscimo nos sintomas depressivos, pelo que a prática de exercício físico ajuda no tratamento da depressão, pois aumenta a concentração de endorfinas (substância que promove o bem-estar).

O problema é que durante o inverno devemos ter mais cuidado para praticar desporto de uma forma mais saudável. Os dias são mais curtos, e o frio ou a chuva obrigam-nos a equipar-nos com as roupas e acessórios adequados, se estivermos a pensar em fazer exercício ao ar livre.

Tome então nota das nossas recomendações!

treinar

Roupa e acessórios para desportos de inverno

Deve ter no seu armário as roupas e acessórios mais adequados para a época de inverno. Os tecidos devem ser transpiráveis, cómodos, com partes reflectoras para se ser visível quando começar a escurecer. É mais aconselhável vestir muitas camadas finas do que uma camada demasiado grossa. Basta usar uma camisola térmica, uma camisola de desporto e um casaco corta-ventos. Também é importante cobrir a cabeça com um gorro de lã fina e as mãos com luvas, para evitar a perda rápida de temperatura. Deve evitar usar camisolas de tecidos que não sejam transpiráveis, já que o suor poderá acumular-se na roupa, causando uma maior sensação de frio. Se possível, tente vestir roupas escuras, que absorvem melhor os raios do sol. E naturalmente que também deve optar por comprar roupa e acessórios de marcas especializadas porque muitas vezes a qualidade faz a diferença.

O calçado é também muito importante, sobretudo em desportos como o running ou o trekking que praticamos na cidade ou em terrenos mais irregulares e ao ar livre. Verifique também se o calçado é não só o mais adequado à atividade física que quer praticar, como também se é o mais apropriado ao seu peso, forma do pés, etc.

praticar desporto

Consulte a previsão do tempo

Antes de sair para a rua, não se esqueça de consultar o boletim meteorológico para evitar surpresas desagradáveis. Talvez seja interessante alterar os dias do treino e reservar as suas sessões de exercício físico para os dias com melhores previsões de tempo…

É claro que durante os meses de inverno apetece mais praticar desporto em espaços interiores. Piscina climatizada, fitness, aeróbica, etc. Existem imensas actividades que podemos fazer dentro de portas, até mesmo na nossa própria casa como o ioga ou o tai-chi. O mais importante é movermo-nos e não nos acomodarmos apenas porque o tempo não convida a sair.

Naturalmente que também não deve descurar a sua alimentação, uma vez que isso é ainda mais importante no inverno, quando o vírus da gripe está espalhado por todo o lado.

Deixe o seu comentário